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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA
Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docen...
Autor principal: | FREITAS, Maria Aline da Costa |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/480 |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4802020-08-30T20:39:51Z Educação ambiental : prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA FREITAS, Maria Aline da Costa MALHEIRO, João Manoel da Silva COELHO, Antonia Ediele de Freitas Educação ambiental Conservação da natureza Mãe do Rio, Rio Escolas públicas Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas, com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é abordagem que faz o uso da contextualização, o que é um fator importante devido à realidade encontrada. 2018-05-15T16:04:34Z 2018-05-15T16:04:34Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FREITAS, Maria Aline da Costa. Educação ambiental: prática docente nas séries iniciais de uma escola pública acerca da preservação do rio Mãe do Rio - PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/480. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/480 Acesso Aberto |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Numa época de convergentes crises climáticas que afetam o meio ambiente, se faz necessário obter-se conhecimento de como essas problemáticas são ou devem ser trabalhadas no ambiente escolar. Deste modo, esta pesquisa é pautada em verificar como vem sendo desenvolvida a educação ambiental pelos docentes das séries iniciais
acerca da preservação do Rio Mãe do Rio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, pois é utilizada quando o fenômeno estudado é subjetivo e complexo. E para a obtenção dos dados foi feito entrevista com perguntas estruturadas com perguntas abertas e fechadas,
com professores das séries iniciais de uma escola pública na cidade de Mãe do Rio, em que o foco consiste em saber se os professores utilizam abordagens do cotidiano dos alunos mostrando a realidade do ambiente em que estão inseridos, para que assim possa incentivar que a criança cultive uma consciência planetária desde os seus primeiros contatos com a escola, pois é ali que irá se tornar um formador de opiniões, um sujeito que poderá ou não contribuir para a preservação do bem essencial para a vida, que são as fontes de água. Desta forma, constatou-se que a prática docente ocorre de forma diferenciada conforme as concepções dos envolvidos, de fato, a que prevalece é
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