Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural

Introduction: Discussions about structural and institutional racism directed at indigenous people in the context of academic life are essential, as they make it possible to reveal the implications of this practice in relation to training movements and day-to-day student practices from the pers...

ver descrição completa

Autor principal: MACIAL, Thiely Pisa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4800
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4800
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48002023-04-25T17:06:10Z Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural MACIAL, Thiely Pisa MOREIRA, Eliane Cristina Pinto Lattes: http://lattes.cnpq.br/7471628624621314 Ensino superior Racismo Estudantes indígenas Higher education Racism Indigenous students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO Introduction: Discussions about structural and institutional racism directed at indigenous people in the context of academic life are essential, as they make it possible to reveal the implications of this practice in relation to training movements and day-to-day student practices from the perspective of the consequences that the racism brings to your higher education. Objective: to understand institutional racism in the context of higher education, specifically, suffered by indigenous students at UFPA, from the identification of cases involving institutional racism against indigenous students at UFPA in order to know how these cases were handled by the University, to finally, to understand the existing actions to face this reality by UFPA. Method: literature review and analysis of case reports available on social media and Apyeufpa collections. Results: the analysis of the cases revealed that the indigenous students of UFPA have perspectives that involve, in addition to higher education, socialization and the breaking of paradigms, however, the implementation of actions that are capable of making the university an efficient space for development intellectual are still needed. Conclusion: it is essential to promote greater investments in pedagogical monitoring and multicultural education strategies that aim to highlight the importance of multiple perspectives in the context of higher education, in addition, it is essential that UFPA promotes continuing education actions for teachers in order to avoid situations such as those described and to raise awareness about the importance of respecting diversity for the enrichment of the teaching/learning and research/intervention process at higher education. Introdução: as discussões sobre o racismo estrutural e institucional direcionado aos indígenas no contexto da vida acadêmica são essenciais, pois possibilitam desvelar suas implicações para os movimentos de formação e práticas discentes do dia-a-dia sob a perspectiva das consequências que traz para sua formação superior. Objetivo: compreender o racismo institucional no contexto do ensino superior, especificamente, sofrido por alunos e alunas indígenas na UFPA, a partir da identificação de casos envolvendo racismo institucional contra alunos indígenas na UFPA a fim de saber como estes casos foram manejados pela Universidade, para enfim, compreender as ações existentes de enfrentamento desta realidade pela instituição de ensino superior. Método: revisão de literatura e análise de relatos de casos disponibilizados em mídias sociais e acervos da Apyeufpa. Resultados: a análise dos casos revelou que os estudantes indígenas da UFPA têm perspectivas que envolvem, além da formação superior, a socialização e a quebra de paradigmas, porém, a efetivação de ações que sejam capazes de tornar a universidade um espaço eficiente para o desenvolvimento intelectual ainda são necessárias. Conclusão: é essencial promover maiores investimentos em estratégias de acompanhamento pedagógico e de educação multicultural que visem evidenciar a importância dos múltiplos olhares no contexto do ensino superior, além disso, é fundamental que a UFPA promova ações de formação continuada para os docentes a fim de evitar situações como as descritas e conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade para o enriquecimento dos processos de ensino/aprendizagem e investigação/intervenção em nível superior. 2022-12-07T12:55:32Z 2022-12-07T12:55:32Z 2022-08-08 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACIAL, Thiely Pisa. Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural. Orientadora: Eliane Cristina Pinto Moreira. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade de Direito, Instituto de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4800. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4800 Acesso Aberto Disponível na internet via SAGITTA
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino superior
Racismo
Estudantes indígenas
Higher education
Racism
Indigenous students
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
spellingShingle Ensino superior
Racismo
Estudantes indígenas
Higher education
Racism
Indigenous students
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
MACIAL, Thiely Pisa
Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
topic_facet Ensino superior
Racismo
Estudantes indígenas
Higher education
Racism
Indigenous students
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
description Introduction: Discussions about structural and institutional racism directed at indigenous people in the context of academic life are essential, as they make it possible to reveal the implications of this practice in relation to training movements and day-to-day student practices from the perspective of the consequences that the racism brings to your higher education. Objective: to understand institutional racism in the context of higher education, specifically, suffered by indigenous students at UFPA, from the identification of cases involving institutional racism against indigenous students at UFPA in order to know how these cases were handled by the University, to finally, to understand the existing actions to face this reality by UFPA. Method: literature review and analysis of case reports available on social media and Apyeufpa collections. Results: the analysis of the cases revealed that the indigenous students of UFPA have perspectives that involve, in addition to higher education, socialization and the breaking of paradigms, however, the implementation of actions that are capable of making the university an efficient space for development intellectual are still needed. Conclusion: it is essential to promote greater investments in pedagogical monitoring and multicultural education strategies that aim to highlight the importance of multiple perspectives in the context of higher education, in addition, it is essential that UFPA promotes continuing education actions for teachers in order to avoid situations such as those described and to raise awareness about the importance of respecting diversity for the enrichment of the teaching/learning and research/intervention process at higher education.
author_additional MOREIRA, Eliane Cristina Pinto
author_additionalStr MOREIRA, Eliane Cristina Pinto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MACIAL, Thiely Pisa
title Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
title_short Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
title_full Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
title_fullStr Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
title_full_unstemmed Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
title_sort ações afirmativas para indígenas na universidade federal do pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4800
_version_ 1787155366372442112
score 11.753735