Artigo

Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas

This text aimed to understand how environmental education was done by geography teachers from four schools in the metropolitan region of Belém-PA, to later point out methodologies capable of facilitating teaching about the environment and environmental degradation. The text discusses the positive ef...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Diana Regina Carmo de
Grau: Artigo
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4812
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4812
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48122022-12-15T03:05:33Z Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas CARVALHO, Diana Regina Carmo de PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis http://lattes.cnpq.br/6372441345303276 SOUSA, Enilson da Silva http://lattes.cnpq.br/9809519303331231 https://orcid.org/0000-0001-8244-2053 https://orcid.org/0000-0003-2026-0822 Aprendizagem Estratégias de ensino Geografia escolar Learning Teaching strategies School geography CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This text aimed to understand how environmental education was done by geography teachers from four schools in the metropolitan region of Belém-PA, to later point out methodologies capable of facilitating teaching about the environment and environmental degradation. The text discusses the positive effects of practical classes on the learning of basic education students with regard to Environmental Education, and presents a trajectory made for the construction of new knowledge through the articulation between theoretical and practical classes. This research had the opportunity to be carried out from the observations of geography classes for a period of three years, in three public schools and one private, in which the students were asked: what is the importance of educational practices in environmental education? The students' response led to the development of action plans that culminated in educational practices, which focused on soil degradation, in which students were able to develop their environmental citizenship, build knowledge, analyze the environment where they are inserted and evaluate the effects of transformations of landscapes in people's lives. Este texto teve como objetivo entender como a educação ambiental era feita pelos professores de geografia de quatro escolas da região metropolitana de Belém-PA, para posteriormente apontar metodologias capazes de facilitar o ensino sobre meio ambiente e degradação ambiental. O texto discute os efeitos positivos das aulas práticas na aprendizagem dos alunos da educação básica no que tange a Educação Ambiental, e apresenta uma trajetória feita para construção de novos saberes através da articulação entre aulas teóricas e práticas. Essa pesquisa teve a oportunidade de ser realizada a partir das observações das aulas de geografia por um período de três anos, em três escolas públicas e uma privada, nas quais se questionou junto aos alunos: qual a importância das práticas educativas na educação ambiental? A resposta dos alunos motivou a elaboração de planos de ação que culminaram em práticas educativas, que enfocaram a degradação do solo, em que os alunos puderam desenvolver sua cidadania ambiental, construir saberes, analisar o meio ambiente onde estão inseridos e avaliar os efeitos das transformações das paisagens na vida das pessoas. 2022-12-14T21:01:56Z 2022-12-14T21:01:56Z 2022-10-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo CARVALHO, Diana Regina Carmo de. Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas. Orientadora: Ana Valéria dos Reis Pinheiro. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Meio Ambiente) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4812. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4812 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprendizagem
Estratégias de ensino
Geografia escolar
Learning
Teaching strategies
School geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Aprendizagem
Estratégias de ensino
Geografia escolar
Learning
Teaching strategies
School geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CARVALHO, Diana Regina Carmo de
Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
topic_facet Aprendizagem
Estratégias de ensino
Geografia escolar
Learning
Teaching strategies
School geography
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description This text aimed to understand how environmental education was done by geography teachers from four schools in the metropolitan region of Belém-PA, to later point out methodologies capable of facilitating teaching about the environment and environmental degradation. The text discusses the positive effects of practical classes on the learning of basic education students with regard to Environmental Education, and presents a trajectory made for the construction of new knowledge through the articulation between theoretical and practical classes. This research had the opportunity to be carried out from the observations of geography classes for a period of three years, in three public schools and one private, in which the students were asked: what is the importance of educational practices in environmental education? The students' response led to the development of action plans that culminated in educational practices, which focused on soil degradation, in which students were able to develop their environmental citizenship, build knowledge, analyze the environment where they are inserted and evaluate the effects of transformations of landscapes in people's lives.
author_additional PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis
author_additionalStr PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis
format Artigo
author CARVALHO, Diana Regina Carmo de
title Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
title_short Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
title_full Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
title_fullStr Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
title_full_unstemmed Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
title_sort meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4812
_version_ 1787155367880294400
score 11.753896