Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química

Among the countless possibilities of teaching chemistry in a playful way, the use of contextualized characters is a teaching strategy to arouse students' interest. In this direction, the present work presents a didactic resource of authorial production, produced based on the characteristic of the su...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Geane da Silva de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4863
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4863
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48632022-12-30T03:05:33Z Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química SOUZA, Geane da Silva de SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos http://lattes.cnpq.br/1953451890905577 https://orcid.org/0000-0001-9294-5391 Recursos didáticos Substâncias químicas Honey lemon Didactics resources Chemical substances CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Among the countless possibilities of teaching chemistry in a playful way, the use of contextualized characters is a teaching strategy to arouse students' interest. In this direction, the present work presents a didactic resource of authorial production, produced based on the characteristic of the superheroine, Honey Lemon, disseminated in the daily life of the students' generation through the movie Big Hero 6. In this fiction, such a character uses a chemical bag that creates balls containing substances derived from the combination of chemical elements present in the periodic table. That said, the didactic material associates the products generated by the exchange with the combination of such elements in the composition of chemical substances. n addition, and brings some curiosities, in an interdisciplinary way, on the subject, highlighting applications in everyday life, it also contains a conceptual synthesis, a conceptual synthesis and activities to fix the information present in it. Thus, this research aims to analyze the use of the character as a didactic resource for the scope of the curricular component discipline Qchemistry developed in High School, in addition to evaluating its viability for helping in the teaching of Chemical Substances, based on the initial perception of a group of students about the material produced. Therefore, this work was developed with a group of 2nd year of high school, from a state public school in the municipality of Ananindeua/PA. The action was carried out during the period of mandatory Supervised Internship, which took place in the second semester of 2022. Through the results achieved, such as a better understanding of the content by the students, it is believed that the pedagogical material presents itself as an educational tool that supports the teaching of Chemical Substances, whose use can bring several benefits, as well as make the classes more of Chemistry more attractive, fun and comprehensive, favoring its understanding and learning. Dentre as inúmeras possibilidades de ensinar química de forma lúdica, o uso de personagens contextualizados é uma estratégia de ensino para despertar o interesse dos estudantes. Nesta direção, o presente trabalho apresenta um recurso didático de produção autoral, produzida com base na característica da super-heroína, Honey Lemon, difundida no cotidiano da geração dos estudantes através de filme Big Hero 6. Nessa ficção, tal personagem usa uma bolsa química que cria bolas contendo substâncias oriundas da combinação dos elementos químicos presentes na tabela periódica. Isto posto, o material didático faz associação dos produtos gerados pela bolsa com a combinação de tais elementos na composição das substâncias químicas. Além disso, traz algumas curiosidades de forma interdisciplinar sobre o assunto, destacando aplicações no cotidiano, também contém uma síntese conceitual e atividades para fixação das informações presentes no mesmo. Destarte, esta pesquisa objetiva analisar o uso do recurso didático no âmbito da componente curricular Química desenvolvida no Ensino Médio, avaliando sua viabilidade para no ensino de Substâncias Químicas, com base na percepção inicial de um grupo de alunos acerca do material produzido. Para tanto, este trabalho foi desenvolvido com uma turma de 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual do município de Ananindeua/PA. A ação foi executada durante o período de Estágio Supervisionado obrigatório, ocorrido no segundo semestre letivo do ano 2022. Mediante os resultados alcançados, tais como, melhor compreensão dos alunos sobre o conteúdo, acredita-se que o material pedagógico se apresenta como uma ferramenta educacional que dá suporte ao ensino de Substâncias Químicas, cujo uso poderá trazer benefícios diversos, bem como tornar as aulas da disciplina de Química mais atrativas, divertidas e compreensivas favorecendo o entendimento e aprendizagem da mesma. 2022-12-28T21:52:47Z 2022-12-28T21:52:47Z 2022-12-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Geane da Silva de. Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química. Orientadora: Janes Kened Rodrigues dos Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4863. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4863 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Recursos didáticos
Substâncias químicas
Honey lemon
Didactics resources
Chemical substances
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Recursos didáticos
Substâncias químicas
Honey lemon
Didactics resources
Chemical substances
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
SOUZA, Geane da Silva de
Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
topic_facet Recursos didáticos
Substâncias químicas
Honey lemon
Didactics resources
Chemical substances
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Among the countless possibilities of teaching chemistry in a playful way, the use of contextualized characters is a teaching strategy to arouse students' interest. In this direction, the present work presents a didactic resource of authorial production, produced based on the characteristic of the superheroine, Honey Lemon, disseminated in the daily life of the students' generation through the movie Big Hero 6. In this fiction, such a character uses a chemical bag that creates balls containing substances derived from the combination of chemical elements present in the periodic table. That said, the didactic material associates the products generated by the exchange with the combination of such elements in the composition of chemical substances. n addition, and brings some curiosities, in an interdisciplinary way, on the subject, highlighting applications in everyday life, it also contains a conceptual synthesis, a conceptual synthesis and activities to fix the information present in it. Thus, this research aims to analyze the use of the character as a didactic resource for the scope of the curricular component discipline Qchemistry developed in High School, in addition to evaluating its viability for helping in the teaching of Chemical Substances, based on the initial perception of a group of students about the material produced. Therefore, this work was developed with a group of 2nd year of high school, from a state public school in the municipality of Ananindeua/PA. The action was carried out during the period of mandatory Supervised Internship, which took place in the second semester of 2022. Through the results achieved, such as a better understanding of the content by the students, it is believed that the pedagogical material presents itself as an educational tool that supports the teaching of Chemical Substances, whose use can bring several benefits, as well as make the classes more of Chemistry more attractive, fun and comprehensive, favoring its understanding and learning.
author_additional SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
author_additionalStr SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Geane da Silva de
title Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
title_short Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
title_full Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
title_fullStr Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
title_full_unstemmed Análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de Química
title_sort análise da utilização de uma super-heroina como recurso didático para o ensino de substâncias químicas: uma abordagem contextualizada do ensino de química
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4863
_version_ 1787155378562138112
score 11.753896