/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year...
Autor principal: | MONTEIRO, Christian da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2022
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4867 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48672022-12-31T03:05:01Z Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio MONTEIRO, Christian da Silva MARTINS, Lucas de Sousa http://lattes.cnpq.br/9565192772418390 https://orcid.org/0000-0002-8580-2736 Ensino da Química Funções orgânicas Role-Playing Game Chemistry teaching Organic functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year of high school at Colégio Antonio Lemos during the supervised internship period. The game's script was developed with adaptations of its rules, having its context and stories focused on the most recurrent organic functions and their uses in everyday life, thus aiming to draw the students' attention and develop their skills in this area of knowledge, then their performances were analyzed qualitatively through observations during the application of the game and quantitatively through their performances in a test applied later, however, there was a good development of the students during the game with promising results, with approximately 66% of these evaluated students hitting at least 80% of the test applied after the game, estimating a standard deviation of 0.834847. In this way, showing the RPG as a useful and alternative tool for teaching Chemistry in a more dynamic way. Diante das dificuldades dos métodos de ensino tradicionais e visando estimular o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química para o ensino médio, esta produção teve como objetivo trabalhar e avaliar um jogo RPG (Role-Playing Game) como método pedagógico em aulas de Química Orgânica para turmas do 3º ano do ensino médio do colégio Antonio Lemos durante o período de estágio supervisionado. O roteiro do jogo foi desenvolvido com adaptações de suas regras, tendo o seu contexto e histórias voltadas para as funções orgânicas mais recorrentes e suas utilidades no cotidiano, visando assim, chamar a atenção dos alunos e desenvolver suas habilidades nesta área de conhecimento, em seguida os seus desempenhos foram analisados de forma qualitativa através de observações durante a aplicação do jogo e de forma quantitativa por meio de suas performances em uma prova aplicada posteriormente, contudo, observou-se um bom desenvolvimento dos alunos durante o jogo com resultados promissores, com aproximadamente 66% destes alunos avaliados acertando no mínimo 80% da prova aplicada após o jogo, estimando em um desvio padrão de 0,834847. Desta forma, mostrando o RPG como uma ferramenta útil e alternativa para o ensino de Química de uma forma mais dinâmica. 2022-12-29T21:41:54Z 2022-12-29T21:41:54Z 2022-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Christian da Silva. Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Orientador: Lucas de Sousa Martins. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino da Química Funções orgânicas Role-Playing Game Chemistry teaching Organic functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
spellingShingle |
Ensino da Química Funções orgânicas Role-Playing Game Chemistry teaching Organic functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA MONTEIRO, Christian da Silva Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
topic_facet |
Ensino da Química Funções orgânicas Role-Playing Game Chemistry teaching Organic functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
description |
Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year of high school at Colégio Antonio Lemos during the supervised internship period. The game's script was developed with adaptations of its rules, having its context and stories focused on the most recurrent organic functions and their uses in everyday life, thus aiming to draw the students' attention and develop their skills in this area of knowledge, then their performances were analyzed qualitatively through observations during the application of the game and quantitatively through their performances in a test applied later, however, there was a good development of the students during the game with promising results, with approximately 66% of these evaluated students hitting at least 80% of the test applied after the game, estimating a standard deviation of 0.834847. In this way, showing the RPG as a useful and alternative tool for teaching Chemistry in a more dynamic way. |
author_additional |
MARTINS, Lucas de Sousa |
author_additionalStr |
MARTINS, Lucas de Sousa |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MONTEIRO, Christian da Silva |
title |
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
title_short |
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
title_full |
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
title_fullStr |
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio |
title_sort |
aplicação do jogo rpg (role-playing game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio |
publishDate |
2022 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867 |
_version_ |
1787155379623297024 |
score |
11.755432 |