Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio

Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Christian da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-4867
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-48672022-12-31T03:05:01Z Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio MONTEIRO, Christian da Silva MARTINS, Lucas de Sousa http://lattes.cnpq.br/9565192772418390 https://orcid.org/0000-0002-8580-2736 Ensino da Química Funções orgânicas Role-Playing Game Chemistry teaching Organic functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year of high school at Colégio Antonio Lemos during the supervised internship period. The game's script was developed with adaptations of its rules, having its context and stories focused on the most recurrent organic functions and their uses in everyday life, thus aiming to draw the students' attention and develop their skills in this area of knowledge, then their performances were analyzed qualitatively through observations during the application of the game and quantitatively through their performances in a test applied later, however, there was a good development of the students during the game with promising results, with approximately 66% of these evaluated students hitting at least 80% of the test applied after the game, estimating a standard deviation of 0.834847. In this way, showing the RPG as a useful and alternative tool for teaching Chemistry in a more dynamic way. Diante das dificuldades dos métodos de ensino tradicionais e visando estimular o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Química para o ensino médio, esta produção teve como objetivo trabalhar e avaliar um jogo RPG (Role-Playing Game) como método pedagógico em aulas de Química Orgânica para turmas do 3º ano do ensino médio do colégio Antonio Lemos durante o período de estágio supervisionado. O roteiro do jogo foi desenvolvido com adaptações de suas regras, tendo o seu contexto e histórias voltadas para as funções orgânicas mais recorrentes e suas utilidades no cotidiano, visando assim, chamar a atenção dos alunos e desenvolver suas habilidades nesta área de conhecimento, em seguida os seus desempenhos foram analisados de forma qualitativa através de observações durante a aplicação do jogo e de forma quantitativa por meio de suas performances em uma prova aplicada posteriormente, contudo, observou-se um bom desenvolvimento dos alunos durante o jogo com resultados promissores, com aproximadamente 66% destes alunos avaliados acertando no mínimo 80% da prova aplicada após o jogo, estimando em um desvio padrão de 0,834847. Desta forma, mostrando o RPG como uma ferramenta útil e alternativa para o ensino de Química de uma forma mais dinâmica. 2022-12-29T21:41:54Z 2022-12-29T21:41:54Z 2022-12-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Christian da Silva. Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Orientador: Lucas de Sousa Martins. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino da Química
Funções orgânicas
Role-Playing Game
Chemistry teaching
Organic functions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle Ensino da Química
Funções orgânicas
Role-Playing Game
Chemistry teaching
Organic functions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
MONTEIRO, Christian da Silva
Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
topic_facet Ensino da Química
Funções orgânicas
Role-Playing Game
Chemistry teaching
Organic functions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Faced with the difficulties of traditional teaching methods and aiming to stimulate the teaching-learning process in Chemistry for high school, this production aimed to work and evaluate an RPG game (Role-Playing Game) as a pedagogical method in Organic Chemistry classes for classes in the 3rd year of high school at Colégio Antonio Lemos during the supervised internship period. The game's script was developed with adaptations of its rules, having its context and stories focused on the most recurrent organic functions and their uses in everyday life, thus aiming to draw the students' attention and develop their skills in this area of knowledge, then their performances were analyzed qualitatively through observations during the application of the game and quantitatively through their performances in a test applied later, however, there was a good development of the students during the game with promising results, with approximately 66% of these evaluated students hitting at least 80% of the test applied after the game, estimating a standard deviation of 0.834847. In this way, showing the RPG as a useful and alternative tool for teaching Chemistry in a more dynamic way.
author_additional MARTINS, Lucas de Sousa
author_additionalStr MARTINS, Lucas de Sousa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MONTEIRO, Christian da Silva
title Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
title_short Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
title_full Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
title_fullStr Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
title_full_unstemmed Aplicação do jogo RPG (Role-Playing Game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio
title_sort aplicação do jogo rpg (role-playing game) como ferramenta para o ensino de funções orgânicas: uma avaliação quali-quantitativa do desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio
publishDate 2022
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4867
_version_ 1787155379623297024
score 11.755432