Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química

Games have always been part of humanity since there are records and have been applied to teaching since antiquity in Rome with soldiers and children. Nowadays we have some difficulties when teaching chemistry in schools. The reasons range from the lack of structure to the students' lack of interest...

ver descrição completa

Autor principal: SARMENTO, James Valente
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
RPG
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5208
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5208
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52082023-02-03T03:05:03Z O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química SARMENTO, James Valente BORGES, Fábio Cardoso http://lattes.cnpq.br/7244539013576635 https://orcid.org/0000-0001-5589-6228 RPG Ausubel Jogos de Química Chemistry games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA Games have always been part of humanity since there are records and have been applied to teaching since antiquity in Rome with soldiers and children. Nowadays we have some difficulties when teaching chemistry in schools. The reasons range from the lack of structure to the students' lack of interest in the subject. In this way, games provide a didactic alternative for educators and students, being a more dynamic, interesting and fun way to be applied in the classroom. Using Ausubel's theory of education, highlighting the subsumer concept and the meaningful material to have meaningful learning, it was possible in this work to propose a Solo RPG game to be used in the classroom, which also has the objective of serving as a theoretical support and inspiration to implement this teaching tool in schools. This method has already shown itself to be quite efficient, and its benefit has been reported by several authors today. Os jogos sempre fizeram parte da humanidade desde de que se tem registros e passaram a ser aplicados ao ensino desde a Antiguidade em Roma com soldados e com crianças. Hoje em dia temos algumas dificuldades ao ensinar química nas escolas. Os motivos variam desde a falta de estrutura à falta de interesse dos alunos pela matéria. Dessa forma, os jogos trazem uma alternativa didática para educadores e alunos, sendo uma forma mais dinâmica, interessante e divertida a ser aplicada em sala de aula. Usando a teoria de educação de Ausubel, destacando o conceito subsunçor e o material significativo para ter aprendizagem significativa, pôde-se neste trabalho propor um jogo de RPG Solo para ser usado em sala de aula, que também tem o objetivo de servir de apoio teórico e inspiração para implantar essa ferramenta didática nas escolas. Esse método já se mostra bastante eficiente, sendo relatado seu benefício por diversos autores da atualidade. 2023-02-01T22:41:32Z 2023-02-01T22:41:32Z 2022-10-13 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SARMENTO, James Valente. O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5208. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5208 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic RPG
Ausubel
Jogos de Química
Chemistry games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
spellingShingle RPG
Ausubel
Jogos de Química
Chemistry games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
SARMENTO, James Valente
O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
topic_facet RPG
Ausubel
Jogos de Química
Chemistry games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
description Games have always been part of humanity since there are records and have been applied to teaching since antiquity in Rome with soldiers and children. Nowadays we have some difficulties when teaching chemistry in schools. The reasons range from the lack of structure to the students' lack of interest in the subject. In this way, games provide a didactic alternative for educators and students, being a more dynamic, interesting and fun way to be applied in the classroom. Using Ausubel's theory of education, highlighting the subsumer concept and the meaningful material to have meaningful learning, it was possible in this work to propose a Solo RPG game to be used in the classroom, which also has the objective of serving as a theoretical support and inspiration to implement this teaching tool in schools. This method has already shown itself to be quite efficient, and its benefit has been reported by several authors today.
author_additional BORGES, Fábio Cardoso
author_additionalStr BORGES, Fábio Cardoso
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SARMENTO, James Valente
title O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
title_short O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
title_full O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
title_fullStr O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
title_full_unstemmed O RPG (Role Playing Game) solo como alternativa didática ao ensino de Química
title_sort o rpg (role playing game) solo como alternativa didática ao ensino de química
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5208
_version_ 1787155429732646912
score 11.753896