/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como...
Autor principal: | BESSA, Thamires Dayanne Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-523 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5232020-08-30T20:25:19Z O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal BESSA, Thamires Dayanne Souza FARO, Rubens Alexandre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1447087682728044 ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva http://lattes.cnpq.br/8650957521962537 Autismo Aprendizagem Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno. 2018-06-13T16:07:22Z 2018-06-13T16:07:22Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BESSA, Thamires Dayanne Souza. O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Autismo Aprendizagem Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Autismo Aprendizagem Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS BESSA, Thamires Dayanne Souza O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
topic_facet |
Autismo Aprendizagem Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno. |
author_additional |
FARO, Rubens Alexandre de Oliveira |
author_additionalStr |
FARO, Rubens Alexandre de Oliveira |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BESSA, Thamires Dayanne Souza |
title |
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
title_short |
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
title_full |
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
title_fullStr |
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
title_full_unstemmed |
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal |
title_sort |
o processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de castanhal |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523 |
_version_ |
1787154529131692032 |
score |
11.753735 |