Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal

Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como...

ver descrição completa

Autor principal: BESSA, Thamires Dayanne Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-523
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5232020-08-30T20:25:19Z O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal BESSA, Thamires Dayanne Souza FARO, Rubens Alexandre de Oliveira http://lattes.cnpq.br/1447087682728044 ARAÚJO, Mara Cristina Lopes Silva http://lattes.cnpq.br/8650957521962537 Autismo Aprendizagem Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno. 2018-06-13T16:07:22Z 2018-06-13T16:07:22Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BESSA, Thamires Dayanne Souza. O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Autismo
Aprendizagem
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Autismo
Aprendizagem
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
BESSA, Thamires Dayanne Souza
O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
topic_facet Autismo
Aprendizagem
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta monografia apresenta um breve estudo sobre a escolarização do aluno autista, na escola de ensino regular, dando ênfase na formação de professores, metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por eles nesse processo. São abordados dois temas principais: contexto histórico do autismo, bem como, a inclusão de alunos com autismo no ensino regular: considerações pertinentes. É apresentado aqui uma breve contextualização do autismo, suas características e diagnóstico, dando enfoque ao processo de inclusão escolar, o atendimento educacional regular e especializado, assim como, as metodologias utilizadas pelos professores. O presente estudo possui uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento a aplicação de questionário direcionado à professores titulares e auxiliares das turmas avaliadas. Os resultados obtidos, evidenciaram que a maioria dos professores não estão preparados para trabalharem com alunos autistas, pois não possuem formação adequada para tal, porém evidenciou-se que recebem total apoio dos profissionais especializados, o que acarreta em metodologias adequadas condizente com as especificidades de tal aluno.
author_additional FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
author_additionalStr FARO, Rubens Alexandre de Oliveira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BESSA, Thamires Dayanne Souza
title O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
title_short O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
title_full O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
title_fullStr O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
title_full_unstemmed O processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de Castanhal
title_sort o processo de ensino/aprendizagem de alunos com autismo de uma escola municipal de castanhal
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/523
_version_ 1787154529131692032
score 11.653393