/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A teoria queer nas escolas Bragantinas
Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este f...
Autor principal: | SENA, Helane Cristina Nascimento de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5232 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52322023-02-09T03:05:00Z A teoria queer nas escolas Bragantinas SENA, Helane Cristina Nascimento de SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Teoria Queer Educação Escolar LGBTQIAP+ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essa temática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, que atendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relação de Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade. 2023-02-08T13:42:25Z 2023-02-08T13:42:25Z 2022-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA, Helane Cristina Nascimento de. A teoria queer nas escolas Bragantinas. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. In: Colóquio Interfaces Acadêmicas entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, n. 3, ano 2022, São Cristovão-SE. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Teoria Queer Educação Escolar LGBTQIAP+ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Teoria Queer Educação Escolar LGBTQIAP+ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SENA, Helane Cristina Nascimento de A teoria queer nas escolas Bragantinas |
topic_facet |
Teoria Queer Educação Escolar LGBTQIAP+ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como
objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento
LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município
de Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essa
temática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES
(2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema.
Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+
do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, que
atendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de
direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relação
de Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade. |
author_additional |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
author_additionalStr |
SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de |
format |
Artigo |
author |
SENA, Helane Cristina Nascimento de |
title |
A teoria queer nas escolas Bragantinas |
title_short |
A teoria queer nas escolas Bragantinas |
title_full |
A teoria queer nas escolas Bragantinas |
title_fullStr |
A teoria queer nas escolas Bragantinas |
title_full_unstemmed |
A teoria queer nas escolas Bragantinas |
title_sort |
teoria queer nas escolas bragantinas |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232 |
_version_ |
1787155432585822208 |
score |
11.753735 |