Artigo

A teoria queer nas escolas Bragantinas

Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este f...

ver descrição completa

Autor principal: SENA, Helane Cristina Nascimento de
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5232
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52322023-02-09T03:05:00Z A teoria queer nas escolas Bragantinas SENA, Helane Cristina Nascimento de SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 Teoria Queer Educação Escolar LGBTQIAP+ CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essa temática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, que atendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relação de Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade. 2023-02-08T13:42:25Z 2023-02-08T13:42:25Z 2022-12-07 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SENA, Helane Cristina Nascimento de. A teoria queer nas escolas Bragantinas. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. In: Colóquio Interfaces Acadêmicas entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação, n. 3, ano 2022, São Cristovão-SE. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança. 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teoria Queer
Educação Escolar
LGBTQIAP+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Teoria Queer
Educação Escolar
LGBTQIAP+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SENA, Helane Cristina Nascimento de
A teoria queer nas escolas Bragantinas
topic_facet Teoria Queer
Educação Escolar
LGBTQIAP+
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho originou-se na disciplina Educação e Diversidade Sociocultural e tem como objetivo verificar a percepção de um professor da rede municipal e integrante do movimento LGBTQIAP+ sobre a teoria queer e como está sendo trabalhada no âmbito escolar no município de Bragança-Pa. Para este fim, foi realizada uma revisão sobre o tema. Para dialogar com essa temática, foram utilizados os referenciais teóricos: SILVA (2003); CANDAU (2008); LOPES (2008) e outros. Estes autores proporcionaram o diálogo acerca da discussão sobre o tema. Posteriormente realizou-se uma entrevista com um representante do movimento LGBTQIAP+ do município de Bragança/Pa. Para o participante, as escolas estaduais bragantinas, que atendem grande parte do público que se identifica como homoafetivo, sentem dificuldades de direcionar e articular essa problemática com os discentes em suas práticas pedagógicas a relação de Gênero, Currículo, Cultura, Diversidade e Interculturalidade.
author_additional SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
author_additionalStr SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
format Artigo
author SENA, Helane Cristina Nascimento de
title A teoria queer nas escolas Bragantinas
title_short A teoria queer nas escolas Bragantinas
title_full A teoria queer nas escolas Bragantinas
title_fullStr A teoria queer nas escolas Bragantinas
title_full_unstemmed A teoria queer nas escolas Bragantinas
title_sort teoria queer nas escolas bragantinas
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5232
_version_ 1787155432585822208
score 11.753735