/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The...
Autor principal: | RODRIGUES, Mony Tarler Maciel |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5276 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52762023-02-28T03:06:25Z A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática RODRIGUES, Mony Tarler Maciel BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 Livro didático Cultura de matriz africana Leis da educação Textbook African matrix culture Education laws CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The methodology of this study is the bibliographic and documentary survey, based on the laws that govern Brazilian education regarding the production of textbooks. As a result, we hope to understand the motivations and obstacles to the use of African cultures in textbooks. Este trabalho trata de um levantamento das leis que orientam e normatizam a difusão de saberes da cultura afro brasileira, que se fazem presentes nos livros didáticos. Nosso objetivo é de identificar os elementos que podem ser trabalhados nas aulas de matemática, tendo como parâmetros a cultura de matriz africana. A metodologia desse estudo é o levantamento bibliográfico e documental, a partir das lei que regem a educação brasileira quanto a produção de livros didáticos. Como resultados, esperamos compreender quais as motivações e os bloqueios de utilização das culturas de matriz africana nos livros didáticos. 2023-02-27T13:54:53Z 2023-02-27T13:54:53Z 2022-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Mony Tarler Maciel. A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Livro didático Cultura de matriz africana Leis da educação Textbook African matrix culture Education laws CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Livro didático Cultura de matriz africana Leis da educação Textbook African matrix culture Education laws CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA RODRIGUES, Mony Tarler Maciel A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
topic_facet |
Livro didático Cultura de matriz africana Leis da educação Textbook African matrix culture Education laws CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The methodology of this study is the bibliographic and documentary survey, based on the laws that govern Brazilian education regarding the production of textbooks. As a result, we hope to understand the motivations and obstacles to the use of African cultures in textbooks. |
author_additional |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
author_additionalStr |
BARROS, Osvaldo dos Santos |
format |
Artigo |
author |
RODRIGUES, Mony Tarler Maciel |
title |
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
title_short |
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
title_full |
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
title_fullStr |
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
title_full_unstemmed |
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
title_sort |
presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276 |
_version_ |
1787155442888081408 |
score |
11.753896 |