Artigo

A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática

This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Mony Tarler Maciel
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5276
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-52762023-02-28T03:06:25Z A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática RODRIGUES, Mony Tarler Maciel BARROS, Osvaldo dos Santos http://lattes.cnpq.br/8886478452699437 Livro didático Cultura de matriz africana Leis da educação Textbook African matrix culture Education laws CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The methodology of this study is the bibliographic and documentary survey, based on the laws that govern Brazilian education regarding the production of textbooks. As a result, we hope to understand the motivations and obstacles to the use of African cultures in textbooks. Este trabalho trata de um levantamento das leis que orientam e normatizam a difusão de saberes da cultura afro brasileira, que se fazem presentes nos livros didáticos. Nosso objetivo é de identificar os elementos que podem ser trabalhados nas aulas de matemática, tendo como parâmetros a cultura de matriz africana. A metodologia desse estudo é o levantamento bibliográfico e documental, a partir das lei que regem a educação brasileira quanto a produção de livros didáticos. Como resultados, esperamos compreender quais as motivações e os bloqueios de utilização das culturas de matriz africana nos livros didáticos. 2023-02-27T13:54:53Z 2023-02-27T13:54:53Z 2022-12-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo RODRIGUES, Mony Tarler Maciel. A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Livro didático
Cultura de matriz africana
Leis da educação
Textbook
African matrix culture
Education laws
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Livro didático
Cultura de matriz africana
Leis da educação
Textbook
African matrix culture
Education laws
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
RODRIGUES, Mony Tarler Maciel
A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
topic_facet Livro didático
Cultura de matriz africana
Leis da educação
Textbook
African matrix culture
Education laws
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work deals with a survey of the laws that guide and standardize the dissemination of knowledge of Afro-Brazilian culture, which are present in textbooks. Our objective is to identify the elements that can be worked on in mathematics classes, having as parameters the African matrix culture. The methodology of this study is the bibliographic and documentary survey, based on the laws that govern Brazilian education regarding the production of textbooks. As a result, we hope to understand the motivations and obstacles to the use of African cultures in textbooks.
author_additional BARROS, Osvaldo dos Santos
author_additionalStr BARROS, Osvaldo dos Santos
format Artigo
author RODRIGUES, Mony Tarler Maciel
title A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
title_short A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
title_full A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
title_fullStr A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
title_full_unstemmed A presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
title_sort presença da cultura de matrizes africanas baseada na lei 10.639/2003 em livros didáticos de matemática
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5276
_version_ 1787155442888081408
score 11.753896