/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pes...
Autor principal: | BRANDÃO, Rodrigo dos Santos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5379 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53792023-03-09T03:05:45Z As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará BRANDÃO, Rodrigo dos Santos BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 Formação inicial Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, autobiográfica e reflexiva, com abordagem qualitativa. Para refletir sobre a temática escolhida, optou-se pelo gênero acadêmico memorial, por entender que ele oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivências passadas, buscando alcançar os objetivos. Neste viés, faço o senguinte questionamento: qual o olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada de professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará? Para tanto, viso refletir sobre as memorias vivenciadas e saberes no olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada dos professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará. Tendo como objetivos especificos, Identificar a ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores no município de Gurupá – Pará; Discorrer as ações e diretrizes para formação inicial e continuada de professores em Gurupá – Pará; Analisar a execução das ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores. 2023-03-08T17:15:00Z 2023-03-08T17:15:00Z 2023-01-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRANDÃO, Rodrigo dos Santos. As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Formação inicial Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Formação inicial Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO BRANDÃO, Rodrigo dos Santos As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
topic_facet |
Formação inicial Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, autobiográfica e reflexiva, com abordagem qualitativa. Para refletir sobre a temática escolhida, optou-se pelo gênero acadêmico memorial, por entender que ele oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivências passadas, buscando alcançar os objetivos. Neste viés, faço o senguinte questionamento: qual o olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada de professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará? Para tanto, viso refletir sobre as memorias vivenciadas e saberes no olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada dos professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará. Tendo como objetivos especificos, Identificar a ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores no município de Gurupá – Pará; Discorrer as ações e diretrizes para formação inicial e continuada de professores em Gurupá – Pará; Analisar a execução das ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores. |
author_additional |
BANDEIRA, Marconde Ávila |
author_additionalStr |
BANDEIRA, Marconde Ávila |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
BRANDÃO, Rodrigo dos Santos |
title |
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
title_short |
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
title_full |
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
title_fullStr |
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
title_full_unstemmed |
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará |
title_sort |
as memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de gurupá - pará |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379 |
_version_ |
1787155455330484224 |
score |
11.753735 |