Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará

A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pes...

ver descrição completa

Autor principal: BRANDÃO, Rodrigo dos Santos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5379
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-53792023-03-09T03:05:45Z As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará BRANDÃO, Rodrigo dos Santos BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 Formação inicial Educação Ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, autobiográfica e reflexiva, com abordagem qualitativa. Para refletir sobre a temática escolhida, optou-se pelo gênero acadêmico memorial, por entender que ele oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivências passadas, buscando alcançar os objetivos. Neste viés, faço o senguinte questionamento: qual o olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada de professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará? Para tanto, viso refletir sobre as memorias vivenciadas e saberes no olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada dos professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará. Tendo como objetivos especificos, Identificar a ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores no município de Gurupá – Pará; Discorrer as ações e diretrizes para formação inicial e continuada de professores em Gurupá – Pará; Analisar a execução das ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores. 2023-03-08T17:15:00Z 2023-03-08T17:15:00Z 2023-01-24 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação BRANDÃO, Rodrigo dos Santos. As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação inicial
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação inicial
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
BRANDÃO, Rodrigo dos Santos
As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
topic_facet Formação inicial
Educação
Ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa aborda a formação inicial e continuada de educador, sendo fundamentada teoricamente nas ideias de alguns autores para dialogar no decorrer da minha narrativa, dos quais são: Nóvoa (1988, 1999); Freire (1987,1996); Tardif (2002, 2007); dentre outos que forem convocados. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, autobiográfica e reflexiva, com abordagem qualitativa. Para refletir sobre a temática escolhida, optou-se pelo gênero acadêmico memorial, por entender que ele oportuniza o sujeito a se conectar com os fatos e lembranças e a resgatar memórias e vivências passadas, buscando alcançar os objetivos. Neste viés, faço o senguinte questionamento: qual o olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada de professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará? Para tanto, viso refletir sobre as memorias vivenciadas e saberes no olhar de um educador ribeirinho sobre a formaçao inicial e continuada dos professores que atuam no municipio de Gurupá – Pará. Tendo como objetivos especificos, Identificar a ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores no município de Gurupá – Pará; Discorrer as ações e diretrizes para formação inicial e continuada de professores em Gurupá – Pará; Analisar a execução das ações e diretrizes para a formação inicial e continuada dos professores.
author_additional BANDEIRA, Marconde Ávila
author_additionalStr BANDEIRA, Marconde Ávila
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author BRANDÃO, Rodrigo dos Santos
title As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
title_short As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
title_full As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
title_fullStr As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
title_full_unstemmed As memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de Gurupá - Pará
title_sort as memórias vivenciadas e saberes: o olhar de um educador ribeirinho sobre a formação inicial e continuada de professores que atuam no município de gurupá - pará
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5379
_version_ 1787155455330484224
score 11.753735