Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA

It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were...

ver descrição completa

Autor principal: PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-541
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5412021-04-22T17:08:48Z O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos FERREIRA, Rubens da Silva http://lattes.cnpq.br/1179934046983248 Competência informacional Biblioteconomia Universidade Federal do Pará (UFPA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were interviewed: the director of the Faculdade de Biblioteconomia and three students. It analyzes data by the ethical, aesthetic, political and technical dimension of information literacy. It shows that the technical and esthetic dimension are the most present in students' perceptions regarding the concept and role of the librarian in this type of competence. It notes that focal group participants have difficulties in understanding the political and ethical component. It concludes that these dimensions need to be more evident in the discipline Leitura e Competência Informacional. Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional. 2018-06-26T20:24:18Z 2018-06-26T20:24:18Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos. O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Competência informacional
Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Competência informacional
Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
topic_facet Competência informacional
Biblioteconomia
Universidade Federal do Pará (UFPA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were interviewed: the director of the Faculdade de Biblioteconomia and three students. It analyzes data by the ethical, aesthetic, political and technical dimension of information literacy. It shows that the technical and esthetic dimension are the most present in students' perceptions regarding the concept and role of the librarian in this type of competence. It notes that focal group participants have difficulties in understanding the political and ethical component. It concludes that these dimensions need to be more evident in the discipline Leitura e Competência Informacional.
author_additional FERREIRA, Rubens da Silva
author_additionalStr FERREIRA, Rubens da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos
title O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
title_short O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
title_full O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
title_fullStr O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
title_full_unstemmed O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
title_sort o bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de biblioteconomia da ufpa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541
_version_ 1787154534203654144
score 11.753735