/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA
It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were...
Autor principal: | PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-541 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5412021-04-22T17:08:48Z O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos FERREIRA, Rubens da Silva http://lattes.cnpq.br/1179934046983248 Competência informacional Biblioteconomia Universidade Federal do Pará (UFPA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus group. Four people were interviewed: the director of the Faculdade de Biblioteconomia and three students. It analyzes data by the ethical, aesthetic, political and technical dimension of information literacy. It shows that the technical and esthetic dimension are the most present in students' perceptions regarding the concept and role of the librarian in this type of competence. It notes that focal group participants have difficulties in understanding the political and ethical component. It concludes that these dimensions need to be more evident in the discipline Leitura e Competência Informacional. Aborda as percepções dos estudantes de Biblioteconomia sobre a competência informacional. Utiliza a técnica de grupo focal e entrevistas semiestruturadas. Onze estudantes de diferentes turmas de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará participaram do grupo focal. Quatro pessoas foram entrevistadas: O diretor da Faculdade de Biblioteconomia e três estudantes. Analisa os dados pela dimensão ética, estética, política e técnica da competência informacional. Mostra que a dimensão técnica e estética são as mais presentes nas percepções dos estudantes quanto ao conceito e ao papel do bibliotecário nesse tipo de competência. Verifica que os participantes do grupo focal têm dificuldades em perceber o componente político e ético. Conclui que essas dimensões precisam estar mais evidentes na disciplina Leitura e Competência Informacional. 2018-06-26T20:24:18Z 2018-06-26T20:24:18Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos. O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Competência informacional Biblioteconomia Universidade Federal do Pará (UFPA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
spellingShingle |
Competência informacional Biblioteconomia Universidade Federal do Pará (UFPA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
topic_facet |
Competência informacional Biblioteconomia Universidade Federal do Pará (UFPA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
description |
It approaches the students' perceptions of Library Science about information literacy. It uses
the focus group technique and semi-structured interviews. Eleven students from different
classes from Librarianship at the Universidade Federal do Pará participated of the focus
group. Four people were interviewed: the director of the Faculdade de Biblioteconomia and
three students. It analyzes data by the ethical, aesthetic, political and technical dimension of
information literacy. It shows that the technical and esthetic dimension are the most present in
students' perceptions regarding the concept and role of the librarian in this type of
competence. It notes that focal group participants have difficulties in understanding the
political and ethical component. It concludes that these dimensions need to be more evident in
the discipline Leitura e Competência Informacional. |
author_additional |
FERREIRA, Rubens da Silva |
author_additionalStr |
FERREIRA, Rubens da Silva |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
PASSOS JÚNIOR, Jairo Jacques dos |
title |
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
title_short |
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
title_full |
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
title_fullStr |
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
title_full_unstemmed |
O bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de Biblioteconomia da UFPA |
title_sort |
o bibliotecário e o uso da competência informacional: percepções dos estudantes de biblioteconomia da ufpa |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/541 |
_version_ |
1787154534203654144 |
score |
11.753735 |