/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno
The theme Teacher-student relationship: a transcendent relationship in the classroom reflected in the student's trajectory, presented in this work as a memorial, aims to show my personal, student, teaching and academic life trajectory, also to bring to light the importance of the role that teache...
Autor principal: | SOUZA, Izaldo Sene de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5422 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5422 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-54222023-03-22T03:05:34Z Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno SOUZA, Izaldo Sene de SANTANA, André Ribeiro de http://lattes.cnpq.br/5891272562499861 Relação professor aluno Papel do professor Percurso escolar Teacher-student relationship Teacher's role School route CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The theme Teacher-student relationship: a transcendent relationship in the classroom reflected in the student's trajectory, presented in this work as a memorial, aims to show my personal, student, teaching and academic life trajectory, also to bring to light the importance of the role that teachers exercise in the life and future decisions of their students, which through reports of my memories I offer a reflection on where we as education professionals have in relation to our students, because on numerous occasions we assume the role not only role of teacher in each one's lives and that this relationship transcends the classroom floor, going beyond the walls and patios of the school. This work is based on theorists such as Imbernón (2010), Rios (2010), Mantoan (2015), Tardiff (2012), Freire (1987) and (1996), which deal with themes proposed in this work. To build this work, I will use autobiographical, reflective and bibliographical descriptive research, where I will present remarkable facts from my childhood, how I started my student life, the progress and challenges faced during the school and personal journey, the beginning of my professional career, my entry at one of the most renowned and desired universities in the country, the Federal University of Pará - UFPA, the importance of the basic education teacher training program - PARFOR and finally expose the result of this research. whenever possible, trying to intertwine the context of the research with the theme addressed, using a qualitative approach as a channel, proposing to bring to light the reflection once said O tema Relação professor aluno: uma relação transcendente há sala de aula refletida na trajetória do aluno, apresentado neste trabalho em caráter de memorial tem por objetivo mostrar minha trajetória de vida pessoal, estudantil, docente e acadêmica, também trazer a luz a importância do papel que professores (as) exercem na vida e nas futuras decisões de seus discentes, o qual por meio de relatos de minhas memórias ofereço uma reflexão onde devemos como profissionais da educação ter em relação aos nossos alunos, pois em enumeras vezes assumimos o papel não apenas de professor nas vidas de cada um e que essa relação transcende o piso da sala de aula, indo para além dos muros e pátios da escola. Este trabalho está fundamentado em teóricos como Imbernón (2010), Rios (2010), Mantoan (2015), Tardiff (2012), Freire (1987) e (1996), os quais tratam de temas propostos neste trabalho. Para construir este trabalho farei uso da pesquisa de cunho descritiva autobiográfica reflexiva e bibliográfica, onde apresentarei fatos marcantes de minha infância, de como iniciei minha vida estudantil, os progressos e desafios enfrentados durante o percurso escolar e pessoal, o inicio do profissional, minha entrada numa das universidades mais renomadas e almejadas do país a Universidade Federal do Pará – UFPA, a importância do programa de formação de professores da educação básica – PARFOR e por fim expor o resultado dessa pesquisa. sempre que possível procurando entrelaçar o contexto da pesquisa com o tema abordado tendo como canal uma abordagem qualitativa propondo trazer a luz a reflexão outrora dita 2023-03-21T17:55:39Z 2023-03-21T17:55:39Z 2023-01-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Izaldo Sene de. Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno. Orientador: André Ribeiro de Santana. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5422. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5422 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Relação professor aluno Papel do professor Percurso escolar Teacher-student relationship Teacher's role School route CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Relação professor aluno Papel do professor Percurso escolar Teacher-student relationship Teacher's role School route CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO SOUZA, Izaldo Sene de Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
topic_facet |
Relação professor aluno Papel do professor Percurso escolar Teacher-student relationship Teacher's role School route CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The theme Teacher-student relationship: a transcendent relationship in the classroom reflected
in the student's trajectory, presented in this work as a memorial, aims to show my personal,
student, teaching and academic life trajectory, also to bring to light the importance of the role
that teachers exercise in the life and future decisions of their students, which through reports
of my memories I offer a reflection on where we as education professionals have in relation to
our students, because on numerous occasions we assume the role not only role of teacher in
each one's lives and that this relationship transcends the classroom floor, going beyond the
walls and patios of the school. This work is based on theorists such as Imbernón (2010), Rios
(2010), Mantoan (2015), Tardiff (2012), Freire (1987) and (1996), which deal with themes
proposed in this work. To build this work, I will use autobiographical, reflective and
bibliographical descriptive research, where I will present remarkable facts from my
childhood, how I started my student life, the progress and challenges faced during the school
and personal journey, the beginning of my professional career, my entry at one of the most
renowned and desired universities in the country, the Federal University of Pará - UFPA, the
importance of the basic education teacher training program - PARFOR and finally expose the
result of this research. whenever possible, trying to intertwine the context of the research with
the theme addressed, using a qualitative approach as a channel, proposing to bring to light the
reflection once said |
author_additional |
SANTANA, André Ribeiro de |
author_additionalStr |
SANTANA, André Ribeiro de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SOUZA, Izaldo Sene de |
title |
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
title_short |
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
title_full |
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
title_fullStr |
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
title_full_unstemmed |
Relação professor aluno: Uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
title_sort |
relação professor aluno: uma relação transcendente a sala de aula refletida na trajetória do aluno |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5422 |
_version_ |
1787155479295688704 |
score |
11.753735 |