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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda
O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância...
Autor principal: | SILVEIRA, Dailton Silas Sousa |
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Outros Autores: | SOUSA, Luan Batista Silva de |
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56672025-01-22T12:28:44Z A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda SILVEIRA, Dailton Silas Sousa SOUSA, Luan Batista Silva de MACIEL, Rogerio Andrade http://lattes.cnpq.br/4171802049479343 https://orcid.org/0000-0003-1673-5215 Cultura Afro-Brasileira Lei 10.639/03 Lei 11.645/08 Candomblé e Umbanda CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças. 2023-05-10T22:48:12Z 2023-05-10T22:48:12Z 2022-11-04 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia SILVEIRA, Dailton Silas Sousa; SOUSA, Luan Batista Silva A Cultura afro-brasileira nas escolas bragantinas: candomblé e umbanda. In: FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 9; SEMANA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 3, 2017, Abaetetuba, PA. Anais [...]. Abaetetuba, PA: FIPED/UFPA/IFPA, 2017. 06 f. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5667. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5667 Acesso Aberto |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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O Brasil em sua diversidade territorial agrega diferentes culturas, ideologias e laços históricos, onde estão imersos uma gama de saberes e práticas culturais que dialogam com o contexto escolar, dentre estas pode-se destacar o Candomblé. O presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da cultura afrodescendente (Candomblé e Umbanda) dentro do município de Bragança, como vertente de produção de conhecimento no cotidiano escolar. Os referenciais teóricos que dialogam com este trabalho são: (Barbosa, 2011), (Barbosa Junior, 2011), (Barbosa, 2017), (Candau, 2008), (Candau, 2011), (Cunha Junior, 2009), (Hage, 2016). Metodologicamente este trabalho perpassa por dois momentos: o primeiro, do contato com a disciplina “Educação e Diversidade na Amazônia, dentro da sala de aula com pesquisa de referenciais teóricos e o segundo com entrevistas, questionários e pesquisa de campo. A análise dos dados nos permitiram identificar que apesar das determinações legais da Lei 10.639/03 e da lei 11.645/08, que consolidam enquanto políticas de afirmações para as escolas, nota-se que nelas não há o incentivo de materiais didáticos que exploram e valorizam tais práticas culturais, bem como de práticas pedagógicas voltadas ao tema. Na primeira seção buscou-se apresentar os marcos legais que fundamentam o trabalho das relações étnico-raciais e os desafios da materialização nas escolas. Em seguida tenta-se mostrar a disparidade entre a ciência e a efetiva prática das leis no amparo legal da cultura afrodescendente no ambiente escolar, pontuando a implementação de projetos e currículo escolar, a formação dos profissionais docentes, além da interação e influência da comunidade sobre o desenvolver da cultura africana do Candomblé. Assim constatamos que é preciso estimular a cultura afrodescendente, mesmo havendo diferenças. |
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