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Literaturas africanas e literatura afro-brasileira: práticas leitoras para a sala de aula

Fruto do projeto de pesquisa intitulado “Literaturas e culturas indígena, afro-brasileira e africana no ensino básico no estado do Amazonas: práticas leitoras”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Humanitas, edital 005/2022, este materia...

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Autor principal: Silva, Elen Karla Sousa da
Outros Autores: Gallo, Fernanda, Valente, Emanuelle Antunes, Rolon, Renata Beatriz B., Santos, Stéfane de Almeida dos, Segabinazi, Daniela Maria, Andreatta, Elaine Pereira, Souza, Maria Luiza Germano de, Vieira, Bianca, Mendes, Ediane, Barbosa, Maicol, Ferreira, Teresa Maciel, Leão, Allison, Souza, Fátima Maria da Rocha, Freitas, Sávio Roberto Fonseca de, Carneiro, Luciana Priscila dos Santos, Rocha, Júlia Lima, Moreira, Laís de Oliveira, Ferreira, Cacio José, Rodrigues, Adriana Cristina Aguiar, Caldas, Edla Cristina Rodrigues, Zucolo, Nicia Preteceli, Bampoky, Providence
Grau: E-book
Idioma: por
Publicado em: Brasil 2023
Assuntos:
Acesso em linha: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/7174
Resumo:
Fruto do projeto de pesquisa intitulado “Literaturas e culturas indígena, afro-brasileira e africana no ensino básico no estado do Amazonas: práticas leitoras”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Humanitas, edital 005/2022, este material que você tem em mãos, ao aliar reflexões teóricas a reflexões sobre práticas docentes, tem como preocupação fundamental a construção de caminhos didático-metodológicos, a serem percorridos por educadoras e educadores, para que se efetivem, na educação básica, práticas leitoras cujo foco se situe em culturas e textos literários historicamente tangidos para fora do cânone, a saber aqueles textos de autoria africana e afro-brasileira. A primeira parte, “Literaturas africanas na sala de aula”, engloba quatro capítulos, que se voltam para produções literárias e culturais de dois países: Moçambique e Angola. A segunda parte do livro, “Literatura afro-brasileira”, reúne nove capítulos cujo conteúdo se volta para obras de Carolina Maria de Jesus (1914), Conceição Evaristo (1946), Geni Guimarães (1947), Miriam Alves (1952), Jeferson Tenório (1977), Jarid Arraes (1991) e Geovani Martins (1991).