Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais

The purpose of this study was to verify the relationship between the characteristics of play, biopsychosocial factors and the neuropsychomotor development of children at a Child Education Unit in Belém. This is a longitudinal, descriptive­exploratory, nature ob...

ver descrição completa

Autor principal: LOURENÇO, Priscila Barros
Outros Autores: TEIXEIRA, Natali Machado Pena
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5692
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5692
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-56922023-09-05T13:22:55Z Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais LOURENÇO, Priscila Barros TEIXEIRA, Natali Machado Pena COSTA, Elson Ferreira http://lattes.cnpq.br/1942489785908185 https://orcid.org/0000-0003-4115-9029 Desenvolvimento infantil Brincar Educação infantil Child development Play Child education CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL The purpose of this study was to verify the relationship between the characteristics of play, biopsychosocial factors and the neuropsychomotor development of children at a Child Education Unit in Belém. This is a longitudinal, descriptive­exploratory, nature observational and quantitative data approach. Twenty­three children of both sexes, aged between 3 and 4 years old, enrolled in the Maternal II group of a UEI linked to the Municipal Department of Education of Belém PA, in the year 2017, participated in the research. To trace the biopsychosocial profile of children and their families, the Child Characteristics Questionnaire was applied; to record the characteristics of children's play at school, the Play Observation Protocol was used, and for the evaluation of neuropsychomotor development the Denver Developmental Screening Test II was used. The study revealed that of the 23 children evaluated, 56.5% had a suspected developmental delay and 43.5% had normal development, in which the highest percentage of suspected delays were in the language domain (52.2%). The biopsychosocial variables that presented a statistically significant relationship with the Denver II outcome according to the Chi­square test were: breastfeeding time (p = 0.04), mother's profession (p = 0.04), and family income (p = 0.08). The play variables that were statistically significant and marginally significant from the Mann­Whitney U test were: group interaction (p = 0.04), without toys (p = 0.07), play proposed by the subject and not play­exploration. The study sought to give greater visibility to the occupation of playing and to the performance of Occupational Therapy in the developmental surveillance in the school context, besides alerting to the need to identify early possible delays and / or risk factors in the development of children enrolled in crèches or public pre­schools, thus reducing the risks to which they are exposed, aiming to contribute to the incentive to the implementation of public policies in this context. Este estudo teve como objetivo geral verificar a relação entre as características do brincar, os fatores biopsicossociais e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil de Belém. Trata se de uma pesquisa com delineamento longitudinal, de caráter descritivo exploratório, natureza observacional e com abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 23 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 4 anos, matriculadas na turma do Maternal II de uma UEI vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém­PA, no ano de 2017. Para traçar o perfil biopsicossocial das crianças e suas famílias, foi aplicado o Questionário de Características da Criança; para registro das características do brincar das crianças na escola foi utilizado o Protocolo de Observação do Brincar, e para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II. O estudo revelou que das 23 crianças avaliadas, 56,5% apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento e 43,5% desenvolvimento normal, no qual o maior percentual de suspeita de atraso foi no domínio da linguagem (52,2%). As variáveis biopsicossociais que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho do Denver II, de acordo com o Teste Qui­quadrado foram: tempo de aleitamento materno (p=0,04), profissão da mãe (p=0,04) e renda familiar (p=0,08). As variáveis do brincar que tiveram relação estatisticamente significativos e marginalmente significativos a partir do Teste U de Mann­Whitney foram: interação em grupo (p=0,04), sem brinquedos (p=0,07), brincadeira proposta pelo objeto e não brincadeira­exploração. O estudo buscou dar maior visibilidade para a ocupação de brincar e para a atuação da Terapia Ocupacional na vigilância do desenvolvimento no contexto escolar, além de alertar para a necessidade de se identificar precocemente possíveis atrasos e/ou fatores de risco no desenvolvimento de crianças inseridas em creches ou pré­escolas públicas, diminuindo assim os riscos à que estão expostas, pretendendo contribuir para o incentivo à implementação de políticas públicas neste contexto. 2023-05-15T14:53:39Z 2023-09-05T13:22:55Z 2023-05-15T14:53:39Z 2023-09-05T13:22:55Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação TEIXEIRA, Natali Machado Pena ; LOURENÇO, Priscila Barros. Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais. Orientador: Elson Ferreira Costa. 2018. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5692. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5692 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibsaude@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Desenvolvimento infantil
Brincar
Educação infantil
Child development
Play
Child education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
spellingShingle Desenvolvimento infantil
Brincar
Educação infantil
Child development
Play
Child education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
LOURENÇO, Priscila Barros
Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
topic_facet Desenvolvimento infantil
Brincar
Educação infantil
Child development
Play
Child education
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
description The purpose of this study was to verify the relationship between the characteristics of play, biopsychosocial factors and the neuropsychomotor development of children at a Child Education Unit in Belém. This is a longitudinal, descriptive­exploratory, nature observational and quantitative data approach. Twenty­three children of both sexes, aged between 3 and 4 years old, enrolled in the Maternal II group of a UEI linked to the Municipal Department of Education of Belém PA, in the year 2017, participated in the research. To trace the biopsychosocial profile of children and their families, the Child Characteristics Questionnaire was applied; to record the characteristics of children's play at school, the Play Observation Protocol was used, and for the evaluation of neuropsychomotor development the Denver Developmental Screening Test II was used. The study revealed that of the 23 children evaluated, 56.5% had a suspected developmental delay and 43.5% had normal development, in which the highest percentage of suspected delays were in the language domain (52.2%). The biopsychosocial variables that presented a statistically significant relationship with the Denver II outcome according to the Chi­square test were: breastfeeding time (p = 0.04), mother's profession (p = 0.04), and family income (p = 0.08). The play variables that were statistically significant and marginally significant from the Mann­Whitney U test were: group interaction (p = 0.04), without toys (p = 0.07), play proposed by the subject and not play­exploration. The study sought to give greater visibility to the occupation of playing and to the performance of Occupational Therapy in the developmental surveillance in the school context, besides alerting to the need to identify early possible delays and / or risk factors in the development of children enrolled in crèches or public pre­schools, thus reducing the risks to which they are exposed, aiming to contribute to the incentive to the implementation of public policies in this context.
author_additional COSTA, Elson Ferreira
author_additionalStr COSTA, Elson Ferreira
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LOURENÇO, Priscila Barros
author2 TEIXEIRA, Natali Machado Pena
author2Str TEIXEIRA, Natali Machado Pena
title Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
title_short Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
title_full Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
title_fullStr Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
title_full_unstemmed Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
title_sort desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5692
_version_ 1787238459515076608
score 11.753735