/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bi...
Autor principal: | CARVALHO, Regiane Corrêa de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935 |
Resumo: |
---|
Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades. |