Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas

Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bi...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Regiane Corrêa de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5935
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59352023-08-05T03:05:36Z O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas CARVALHO, Regiane Corrêa de TOUTONGE, Eliana Campos Pojo http://lattes.cnpq.br/1223748500489517 Atendimento Educação infantil Crianças Contexto ribeirinho/quilombola CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades. 2023-08-04T19:48:44Z 2023-08-04T19:48:44Z 2023-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARVALHO, Regiane Corrêa de. O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em Abaetetuba-PA: um estudo de escolas às margens das águas. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Atendimento
Educação infantil
Crianças
Contexto ribeirinho/quilombola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Atendimento
Educação infantil
Crianças
Contexto ribeirinho/quilombola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CARVALHO, Regiane Corrêa de
O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
topic_facet Atendimento
Educação infantil
Crianças
Contexto ribeirinho/quilombola
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este relatório de campo propôs-se a analisar as condições de atendimento escolar ofertado àscrianças de Educação Infantil do campo, especialmente nas comunidades do rio Tauerá-Açú e Arapapú, situadas no município de Abaetetuba-PA. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e documental concernente ao tema bem como foi realizada pesquisa de campo com o uso de observação, de entrevistas e da fotografia. Como parte dos resultados obtidos pelo estudo, constatamos que a educação do campo nas escolas de educação infantil em contexto ribeirinho/quilombola, ditam um tipo de cultura escolar exigindo ser diferenciado dado sua mistura com os nexos dos modos de vida com suas movimentações e ambientes/espaços de águas, da terra e das matas/floresta. Assim, vimos que condições de atendimento para essas escolas dão-se em condições mínimas considerando as atuais legislações educacionais e especificas para esses territórios e no tocante a EI. Ainda, constatamos que as crianças têm um saber que é sedimentado entre pares e nas práticas com os adultos, que perpassa também pela escola em diversas formas de socialização nas comunidades.
author_additional TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
author_additionalStr TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARVALHO, Regiane Corrêa de
title O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
title_short O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
title_full O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
title_fullStr O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
title_full_unstemmed O atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
title_sort o atendimento da educação infantil de crianças do/no campo em abaetetuba-pa: um estudo de escolas às margens das águas
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5935
_version_ 1787155558565937152
score 11.753735