Artigo

Os desafios da docência no ensino remoto emergencial

Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte d...

ver descrição completa

Autor principal: PINHEIRO, Christian Gomes
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5941
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59412023-08-08T03:05:58Z Os desafios da docência no ensino remoto emergencial PINHEIRO, Christian Gomes ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 Desafios no ensino remoto Pandemia da COVID-19 Plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas. 2023-08-07T12:51:18Z 2023-08-07T12:51:18Z 2023-06-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PINHEIRO, Christian Gomes. Os desafios da docência no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Desafios no ensino remoto
Pandemia da COVID-19
Plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Desafios no ensino remoto
Pandemia da COVID-19
Plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
PINHEIRO, Christian Gomes
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
topic_facet Desafios no ensino remoto
Pandemia da COVID-19
Plataforma de ensino
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas.
author_additional ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
author_additionalStr ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
format Artigo
author PINHEIRO, Christian Gomes
title Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
title_short Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
title_full Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
title_fullStr Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
title_full_unstemmed Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
title_sort os desafios da docência no ensino remoto emergencial
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941
_version_ 1787155559451983872
score 11.753735