/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial
Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte d...
Autor principal: | PINHEIRO, Christian Gomes |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5941 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59412023-08-08T03:05:58Z Os desafios da docência no ensino remoto emergencial PINHEIRO, Christian Gomes ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 Desafios no ensino remoto Pandemia da COVID-19 Plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas. 2023-08-07T12:51:18Z 2023-08-07T12:51:18Z 2023-06-23 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo PINHEIRO, Christian Gomes. Os desafios da docência no ensino remoto emergencial. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Desafios no ensino remoto Pandemia da COVID-19 Plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Desafios no ensino remoto Pandemia da COVID-19 Plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM PINHEIRO, Christian Gomes Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
topic_facet |
Desafios no ensino remoto Pandemia da COVID-19 Plataforma de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Este artigo tem como título “Os Desafios da Docência no Ensino Remoto Emergencial”, sendo resultado de pesquisa de campo realizada em uma escola pública de nome fictício “Escola de Ensino Infantil e Fundamental Estrela Cadente”1, situada em um município da Mesorregião Metropolitana de Belém, Norte do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e exploratória, contando com um histórico das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19, que resultaram na retomada das atividades escolares na modalidade de ensino remoto, além de contar com o relato de três professoras que trabalharam em diferentes turmas durante o período de pandemia, obtidos através de perguntas semiestruturadas relacionadas ao trabalho docente no período de pandemia. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é de identificar os principais desafios enfrentados pelo corpo docente da instituição investigada, além de analisar de que forma o trabalho docente ocorreu. A pesquisa constatou que as principais dificuldades enfrentadas pelas docentes foram no uso da plataforma de ensino online e o difícil acesso por parte dos alunos, forçando as profissionais a recorrerem a outros métodos para a realização das atividades remotas. |
author_additional |
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe |
author_additionalStr |
ASSUNÇÃO, Mariza Felippe |
format |
Artigo |
author |
PINHEIRO, Christian Gomes |
title |
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
title_short |
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
title_full |
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
title_fullStr |
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
title_full_unstemmed |
Os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
title_sort |
os desafios da docência no ensino remoto emergencial |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5941 |
_version_ |
1787155559451983872 |
score |
11.753735 |