Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano

A presente pesquisa de Trabalho de Curso Prática pedagógica de Matemática e Português do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano, apresenta as experiências no componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundament...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Lucas do Nascimento
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5995
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-5995
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-59952025-01-22T12:45:30Z Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano OLIVEIRA, Lucas do Nascimento SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/3931008488643780 Estágio Supervisionado Ensino Fundamental Gênero textual Atividades lúdica CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa de Trabalho de Curso Prática pedagógica de Matemática e Português do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano, apresenta as experiências no componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais, período do calendário acadêmico 2022-2, na escola Maricotinha em turmas do 5º ano/9, município de Bragança-PA, Estado do Pará, ofertado no curso Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, conforme o Projeto Pedagógico de Curso. O objetivo central é mostrar as experiências com o gênero textual nas intervenções educacionais, com os estudantes da escola cedente e refletir com a formação do pedagogo no Estágio. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisa de campo empírico e observação participante no/do cotidiano escolar. As intervenções durante as vivências do Estágio trataram do tema central da Língua Portuguesa (verbos), Matemática (frações) e interpretação por meio de atividades lúdicas para explicar os conteúdos explicados. Os resultados dessas experiencias apontam que as dinâmicas observadas que a maioria das crianças conseguiram entender e interpretar as propostas dos gêneros textuais. 2023-08-11T21:39:16Z 2023-08-11T21:39:16Z 2023-07-05 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia OLIVEIRA, Lucas do Nascimento. Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano. Orientador: Sebastião Rodrigues da Silva Junior. 2023. 13 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5995. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5995 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Estágio Supervisionado
Ensino Fundamental
Gênero textual
Atividades lúdica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estágio Supervisionado
Ensino Fundamental
Gênero textual
Atividades lúdica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OLIVEIRA, Lucas do Nascimento
Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
topic_facet Estágio Supervisionado
Ensino Fundamental
Gênero textual
Atividades lúdica
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa de Trabalho de Curso Prática pedagógica de Matemática e Português do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano, apresenta as experiências no componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental Anos Iniciais, período do calendário acadêmico 2022-2, na escola Maricotinha em turmas do 5º ano/9, município de Bragança-PA, Estado do Pará, ofertado no curso Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, conforme o Projeto Pedagógico de Curso. O objetivo central é mostrar as experiências com o gênero textual nas intervenções educacionais, com os estudantes da escola cedente e refletir com a formação do pedagogo no Estágio. Metodologicamente, utilizou-se uma abordagem da pesquisa qualitativa, pesquisa de campo empírico e observação participante no/do cotidiano escolar. As intervenções durante as vivências do Estágio trataram do tema central da Língua Portuguesa (verbos), Matemática (frações) e interpretação por meio de atividades lúdicas para explicar os conteúdos explicados. Os resultados dessas experiencias apontam que as dinâmicas observadas que a maioria das crianças conseguiram entender e interpretar as propostas dos gêneros textuais.
author_additional SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da
author_additionalStr SILVA JUNIOR, Sebastião Rodrigues da
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author OLIVEIRA, Lucas do Nascimento
title Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
title_short Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
title_full Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
title_fullStr Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
title_full_unstemmed Prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
title_sort prática pedagógica de matemática e português do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais: uma experiências em duas turmas do 5º ano
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5995
_version_ 1829093186134343680
score 11.753735