/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O uso de jogos matemáticos como recursos para auxiliar no ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas
O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento...
Autor principal: | CORPES, Maysa Alessandra Viana |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/598 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos
matemáticos como estratégia para o ensino e aprendizagem das quatro
operações aritméticas, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Latif Ronald Oliveira Jatene, no Município de Castanhal-PA. Para este intento
foi realizada uma pesquisa qualitativa subdividida em dois momentos: a
observação de campo e intervenção pedagógica em forma de oficina aplicada a
uma turma composta por 15 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tendo
como objetivo geral, analisar de que forma o uso dos jogos matemáticos como
recurso metodológico, pode auxiliar os alunos que apresentam dificuldades nas
operações básicas da matemática, tendo ainda como seus objetivos específicos
identificar as dificuldades dos alunos nesse nível de ensino, elaborando uma
sequência de jogos matemáticos que auxiliem os alunos na resolução de
atividades que envolvam as operações básicas da matemática, para que
possam desenvolver habilidades e competências em lidar com a matemática em
situações no seu dia a dia. A partir do processo de intervenção com o uso de
jogos no ensino das operações aritméticas, verificou-se um interesse maior por
parte dos alunos em relação às quatro operações, sendo possível utilizar este
recurso de forma eficiente no ensino e aprendizagem da Matemática. |