Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências

In this work it was questioned: How does the family-school relationship influence the schooling of children with disabilities and what are their contributions to their development in teaching and learning? For this, the general objective was to reflect on the family-school relationship in the school...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Beatriz Rech da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6174
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6174
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61742023-09-21T03:06:20Z A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências SILVA, Beatriz Rech da BANDEIRA, Marconde Ávila http://lattes.cnpq.br/0723422732260660 https://orcid.org/0000-0001-8414-0761 Relação família-escola Deficiência Intelectual Deficiência Auditiva e surdez Epilepsia associada a Deficiência Intelectual Transtorno do Espectro Autista Family-school relationship Intellectual Disability Hearing Impairment and Deafness Epilepsy associated with Intellectual Disability Autistic Expecto Disorder CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO In this work it was questioned: How does the family-school relationship influence the schooling of children with disabilities and what are their contributions to their development in teaching and learning? For this, the general objective was to reflect on the family-school relationship in the schooling of children with disabilities and its contributions to their development in teaching and learning. The research used was qualitative, carried out in Brasil Novo (BN) – Pará (PA), with self-report and as a technique the interview with semi-structured script, in which we approached four family nuclei separately. The results showed that when the family is within the child's schooling conviviality it tends to have a great evolution in the teaching-learning process, an important sense the presence of the family in the whole process of learning of the child in school. Therefore, the family-school relationship was and is fundamental because the two are bases for the educational development of people with disabilities, considering that the results showed that when the family is within the child's schooling conviviality tends to have a great evolution in the teaching and learning process. Thus, the same to follow the process of teaching learning of the student, supports the school that focuses on the particularities of each student, thus generating positive results about the school, family and social development. Neste trabalho questionou-se como a relação família-escola influencia na escolarização de crianças com deficiência e quais suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. Para isso, teve como objetivo geral refletir sobre a relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência e suas contribuições para seu desenvolvimento no ensino e aprendizagem. A pesquisa utilizada foi qualitativa, desenvolvida no município de Brasil Novo (BN) – Pará (PA), com autorrelato e como técnica a entrevista com roteiro semiestruturado, na qual abordamos quatro núcleos familiares de forma separada. Os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança ela tende a ter uma grande evolução no processo de ensino aprendizagem, sendo importante a presença dos familiares em todo o processo de aprendizagem da criança na escola. Para tanto, foi e é fundamental a relação família-escola pois as duas são bases para o desenvolvimento educativo de pessoas com deficiência, tendo em vista que os resultados mostraram que quando a família está dentro do convívio de escolarização da criança tende a ter uma grande evolução no processo de ensino e aprendizagem. Assim, a mesma ao acompanhar o processo de ensino aprendizagem do aluno, apoia a escola que foca nas particularidades de cada estudante, gerando assim, resultados positivos acerca do desenvolvimento escolar, familiar e social. 2023-09-20T13:00:46Z 2023-09-20T13:00:46Z 2023-07-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Beatriz Rech da. A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências. Orientador: Marconde Ávila Bandeira. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6174. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6174 Acesso Aberto Disponível via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Relação família-escola
Deficiência Intelectual
Deficiência Auditiva e surdez
Epilepsia associada a Deficiência Intelectual
Transtorno do Espectro Autista
Family-school relationship
Intellectual Disability
Hearing Impairment and Deafness
Epilepsy associated with Intellectual Disability
Autistic Expecto Disorder
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Relação família-escola
Deficiência Intelectual
Deficiência Auditiva e surdez
Epilepsia associada a Deficiência Intelectual
Transtorno do Espectro Autista
Family-school relationship
Intellectual Disability
Hearing Impairment and Deafness
Epilepsy associated with Intellectual Disability
Autistic Expecto Disorder
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
SILVA, Beatriz Rech da
A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
topic_facet Relação família-escola
Deficiência Intelectual
Deficiência Auditiva e surdez
Epilepsia associada a Deficiência Intelectual
Transtorno do Espectro Autista
Family-school relationship
Intellectual Disability
Hearing Impairment and Deafness
Epilepsy associated with Intellectual Disability
Autistic Expecto Disorder
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description In this work it was questioned: How does the family-school relationship influence the schooling of children with disabilities and what are their contributions to their development in teaching and learning? For this, the general objective was to reflect on the family-school relationship in the schooling of children with disabilities and its contributions to their development in teaching and learning. The research used was qualitative, carried out in Brasil Novo (BN) – Pará (PA), with self-report and as a technique the interview with semi-structured script, in which we approached four family nuclei separately. The results showed that when the family is within the child's schooling conviviality it tends to have a great evolution in the teaching-learning process, an important sense the presence of the family in the whole process of learning of the child in school. Therefore, the family-school relationship was and is fundamental because the two are bases for the educational development of people with disabilities, considering that the results showed that when the family is within the child's schooling conviviality tends to have a great evolution in the teaching and learning process. Thus, the same to follow the process of teaching learning of the student, supports the school that focuses on the particularities of each student, thus generating positive results about the school, family and social development.
author_additional BANDEIRA, Marconde Ávila
author_additionalStr BANDEIRA, Marconde Ávila
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Beatriz Rech da
title A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
title_short A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
title_full A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
title_fullStr A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
title_full_unstemmed A relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em Brasil Novo-PA: relatos e experiências
title_sort relação família-escola na escolarização de crianças com deficiência em brasil novo-pa: relatos e experiências
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6174
_version_ 1787238493700751360
score 11.653393