Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental

The present work guides a discussion regarding the use of digital technologies regarding the teaching and learning of Mathematics, in view of this factor, with the use of the Geogebra software, a didactic sequence of the Pythagorean Theorem was created, to be applied in a 9th grade class. year of...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Alaíne Lopes
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6193
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6193
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-61932023-09-21T03:05:41Z Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental COSTA, Alaíne Lopes BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Teorema de Pitágoras Sequência didática Ensino - Aprendizagem Geogebra Pythagorean theorem Following teaching Teaching Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA The present work guides a discussion regarding the use of digital technologies regarding the teaching and learning of Mathematics, in view of this factor, with the use of the Geogebra software, a didactic sequence of the Pythagorean Theorem was created, to be applied in a 9th grade class. year of elementary school, it is worth mentioning that this research has a propositional expository character. The purpose of carrying out this didactic sequence, since Mathematics is considered difficult by many students, is to bring a more dynamic, interactive and meaningful way for students to work with mathematical content. In this way, the dicactic sequence with the use of Geogebra can instigate the pleasure in the study of mathematical contentes, and with Regard to the contente on the Pythagorean Theorem, enhance the dynamic understanding of this theorem, Leading students to a perspective diferente from the one commonly seem in classroom, on the blackboard. O presente trabalho objetiva elaborar e discutir uma sequência didática propositiva com a temática Teorema de Pitágoras em um ambiente tecnológico interativo que é o software Geogebra para implementação em salas de aula do 9º ano do Ensino Fundamental. Essa sequência é composta por atividades que trazem relações que compõem o Teorema de Pitágoras, até a sua demonstração e generalização. Trata- se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória, de caráter expositivo propositivo. Desse modo, a sequência didática com o uso do Geogebra pode instigar o prazer pelo estudo de conteúdos matemáticos, e no que tange ao conteúdo sobre Teorema de Pitágoras, potencializar a compreensão dinâmica desse teorema, levando os estudantes a uma perspectiva diferente da vista comumente em sala de aula, na lousa. 2023-09-20T17:27:52Z 2023-09-20T17:27:52Z 2022-12-16 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Alaíne Lopes. Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6193. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6193 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Teorema de Pitágoras
Sequência didática
Ensino - Aprendizagem
Geogebra
Pythagorean theorem
Following teaching
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Teorema de Pitágoras
Sequência didática
Ensino - Aprendizagem
Geogebra
Pythagorean theorem
Following teaching
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
COSTA, Alaíne Lopes
Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
topic_facet Teorema de Pitágoras
Sequência didática
Ensino - Aprendizagem
Geogebra
Pythagorean theorem
Following teaching
Teaching
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The present work guides a discussion regarding the use of digital technologies regarding the teaching and learning of Mathematics, in view of this factor, with the use of the Geogebra software, a didactic sequence of the Pythagorean Theorem was created, to be applied in a 9th grade class. year of elementary school, it is worth mentioning that this research has a propositional expository character. The purpose of carrying out this didactic sequence, since Mathematics is considered difficult by many students, is to bring a more dynamic, interactive and meaningful way for students to work with mathematical content. In this way, the dicactic sequence with the use of Geogebra can instigate the pleasure in the study of mathematical contentes, and with Regard to the contente on the Pythagorean Theorem, enhance the dynamic understanding of this theorem, Leading students to a perspective diferente from the one commonly seem in classroom, on the blackboard.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Alaíne Lopes
title Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
title_short Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
title_full Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sequência propositiva do Teorema de Pitágoras com uso do Geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
title_sort sequência propositiva do teorema de pitágoras com uso do geogebra para o 9º ano do ensino fundamental
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6193
_version_ 1787238478270955520
score 11.653393