Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática

The objective of this study was to carry out a ludic activity with the intuitive purpose of teaching the four basic operations through the Loto Mathematical game, a derivation of the Bingo game, differing from it by the fact that it contains mathematical operations in its structure. The nature of th...

ver descrição completa

Autor principal: RODRIGUES, Jaqueline Silva
Outros Autores: SOUZA, Adenice Paixão de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6318
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6318
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63182024-01-31T15:32:56Z O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática RODRIGUES, Jaqueline Silva SOUZA, Adenice Paixão de ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz http://lattes.cnpq.br/6114447007933261 https://orcid.org/0000-0003-2423-797X Educação Matemática Loto matemática Jogos Ensino aprendizagem Tendências matemáticas Mathematics Education Mathematical lotto Games Teaching learning Mathematical trends CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The objective of this study was to carry out a ludic activity with the intuitive purpose of teaching the four basic operations through the Loto Mathematical game, a derivation of the Bingo game, differing from it by the fact that it contains mathematical operations in its structure. The nature of the research is of a qualitative nature and it was based on a literature review about games that are characterized as a trend and, applied in the area of Mathematics Education, prove to be effective for teaching and learning in the classroom. classroom. Through field research, we selected a group from the EJA/4th stage that had the necessary deficiencies for the implementation of the project. In this sense, the Mathematical Loto game took place in the following stages: production and assembly of the game rules, preparation of the materials used, application of the game in the classroom and evaluation, which took place through a guide to the class. As a result of the research, we observed that games can be a fundamental resource for students to understand and use rules that will be used in the teaching-learning process, since students who once had difficulties in solving the mathematical problems presented , evolved positively in the area of mathematical knowledge, being able to appropriate the different contents, given that the methods used in the classroom were given in a dynamic and participatory way, overcoming the use of tiresome lists of fixation exercises, whose objective is to memorize formulas and data passively. O objetivo deste estudo foi realizar uma atividade lúdica com o intuito de ensinar as quatro operações básicas por meio do jogo Loto matemática, uma derivação do jogo Bingo, diferenciando deste pelo fato de conter operações matemáticas em sua estrutura. A natureza da pesquisa é de cunho qualitativo e deu-se a partir de uma revisão da literatura acerca dos jogos que caracterizam-se como uma tendência e, aplicados na área de Educação Matemática, mostram-se eficazes para o ensino e aprendizado em sala de aula. Por meio de uma pesquisa de campo selecionamos uma turma da EJA/ 4º etapa que apresentava as carências requeridas para a aplicação do projeto. Nesse sentido, o jogo Loto matemática se deu nas seguintes etapas: produção e montagem das regras do jogo, confecção dos materiais utilizados, aplicação do jogo em sala de aula e avaliação, que se deu através de um questionário direcionado à turma. Como resultado da pesquisa observamos que os jogos podem ser para os educandos um recurso fundamental para que passem a entender e a utilizar regras que serão empregadas no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os discentes que outrora apresentavam dificuldades em solucionar os problemas matemáticos apresentados, evoluíram positivamente na área do conhecimento matemático, sendo capazes de se apropriar dos diferentes conteúdos, haja vista que os métodos utilizados em sala se deram de forma dinâmica e participativa superando a utilização das cansativas listas de exercícios de fixação, cujo objetivo é a memorização de fórmulas e dados de forma passiva. 2023-11-08T14:30:22Z 2023-11-08T14:30:22Z 2023-06-26 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RODRIGUES, Jaqueline Silva; SOUZA, Adenice Paixão de. O jogo loto matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática. Orientadora: Lília Cristina dos Santos Diniz Alves. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6318. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6318 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação Matemática
Loto matemática
Jogos
Ensino aprendizagem
Tendências matemáticas
Mathematics Education
Mathematical lotto
Games
Teaching learning
Mathematical trends
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação Matemática
Loto matemática
Jogos
Ensino aprendizagem
Tendências matemáticas
Mathematics Education
Mathematical lotto
Games
Teaching learning
Mathematical trends
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
RODRIGUES, Jaqueline Silva
O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
topic_facet Educação Matemática
Loto matemática
Jogos
Ensino aprendizagem
Tendências matemáticas
Mathematics Education
Mathematical lotto
Games
Teaching learning
Mathematical trends
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The objective of this study was to carry out a ludic activity with the intuitive purpose of teaching the four basic operations through the Loto Mathematical game, a derivation of the Bingo game, differing from it by the fact that it contains mathematical operations in its structure. The nature of the research is of a qualitative nature and it was based on a literature review about games that are characterized as a trend and, applied in the area of Mathematics Education, prove to be effective for teaching and learning in the classroom. classroom. Through field research, we selected a group from the EJA/4th stage that had the necessary deficiencies for the implementation of the project. In this sense, the Mathematical Loto game took place in the following stages: production and assembly of the game rules, preparation of the materials used, application of the game in the classroom and evaluation, which took place through a guide to the class. As a result of the research, we observed that games can be a fundamental resource for students to understand and use rules that will be used in the teaching-learning process, since students who once had difficulties in solving the mathematical problems presented , evolved positively in the area of mathematical knowledge, being able to appropriate the different contents, given that the methods used in the classroom were given in a dynamic and participatory way, overcoming the use of tiresome lists of fixation exercises, whose objective is to memorize formulas and data passively.
author_additional ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
author_additionalStr ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RODRIGUES, Jaqueline Silva
author2 SOUZA, Adenice Paixão de
author2Str SOUZA, Adenice Paixão de
title O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
title_short O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
title_full O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
title_fullStr O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
title_full_unstemmed O jogo Loto Matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
title_sort o jogo loto matemática como suporte para o ensino das operações básicas no ensino de matemática
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/6318
_version_ 1796836703181209600
score 11.753735