/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structu...
Autor principal: | OLIVEIRA, Roseli de |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6387 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63872023-11-25T03:06:36Z O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual OLIVEIRA, Roseli de DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Ensino de leitura e escrita Gênero conto Sequência didática Teaching reading and writing Short story genre Following teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structure of the short story genre; develop the understanding and interpretation of the short story 'The first kiss', by Clarice Lispector, and develop written production from the study of the short story genre. The work has theoretical-methodological framework Moisés (2000), the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) and Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). The work was developed through a didactic sequence with 18 classes focused on reading and producing the short story genre. O presente artigo intitulado “O Gênero Conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual” teve como objetivo geral desenvolver, no aluno, habilidade de leitura e produção textual do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, foi necessário compreender as características e a estrutura do gênero conto; desenvolver a compreensão e a interpretação do conto „O primeiro beijo‟, de Clarice Lispector, e desenvolver a produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico Moisés (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática com18 aulas voltadas para a leitura e a produção do gênero conto. 2023-11-24T19:46:07Z 2023-11-24T19:46:07Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Roseli de. O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-açu, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino de leitura e escrita Gênero conto Sequência didática Teaching reading and writing Short story genre Following teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Ensino de leitura e escrita Gênero conto Sequência didática Teaching reading and writing Short story genre Following teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA OLIVEIRA, Roseli de O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
topic_facet |
Ensino de leitura e escrita Gênero conto Sequência didática Teaching reading and writing Short story genre Following teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structure of the short story genre; develop the understanding and interpretation of the short story 'The first kiss', by Clarice Lispector, and develop written production from the study of the short story genre. The work has theoretical-methodological framework Moisés (2000), the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) and Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). The work was developed through a didactic sequence with 18 classes focused on reading and producing the short story genre. |
author_additional |
DUARTE, Raimunda Dias |
author_additionalStr |
DUARTE, Raimunda Dias |
format |
Artigo |
author |
OLIVEIRA, Roseli de |
title |
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
title_short |
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
title_full |
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
title_fullStr |
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
title_full_unstemmed |
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
title_sort |
o gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual |
publishDate |
2023 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387 |
_version_ |
1787238454439968768 |
score |
11.753896 |