Artigo

O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual

The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structu...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Roseli de
Grau: Artigo
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6387
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-63872023-11-25T03:06:36Z O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual OLIVEIRA, Roseli de DUARTE, Raimunda Dias http://lattes.cnpq.br/7984277654304859 Ensino de leitura e escrita Gênero conto Sequência didática Teaching reading and writing Short story genre Following teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structure of the short story genre; develop the understanding and interpretation of the short story 'The first kiss', by Clarice Lispector, and develop written production from the study of the short story genre. The work has theoretical-methodological framework Moisés (2000), the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) and Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). The work was developed through a didactic sequence with 18 classes focused on reading and producing the short story genre. O presente artigo intitulado “O Gênero Conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual” teve como objetivo geral desenvolver, no aluno, habilidade de leitura e produção textual do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, foi necessário compreender as características e a estrutura do gênero conto; desenvolver a compreensão e a interpretação do conto „O primeiro beijo‟, de Clarice Lispector, e desenvolver a produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como referencial teórico-metodológico Moisés (2000), os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) e Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática com18 aulas voltadas para a leitura e a produção do gênero conto. 2023-11-24T19:46:07Z 2023-11-24T19:46:07Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo OLIVEIRA, Roseli de. O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-açu, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino de leitura e escrita
Gênero conto
Sequência didática
Teaching reading and writing
Short story genre
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Ensino de leitura e escrita
Gênero conto
Sequência didática
Teaching reading and writing
Short story genre
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
OLIVEIRA, Roseli de
O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
topic_facet Ensino de leitura e escrita
Gênero conto
Sequência didática
Teaching reading and writing
Short story genre
Following teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The present article entitled “The Story Genre as a teaching strategy for reading and textual production” had as general objective to develop, in the student, ability of reading and textual production of the tale genre. To achieve this goal, it was necessary understand the characteristics and structure of the short story genre; develop the understanding and interpretation of the short story 'The first kiss', by Clarice Lispector, and develop written production from the study of the short story genre. The work has theoretical-methodological framework Moisés (2000), the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), Antunes (2003), Bakhtin (2003), Solé (1998) and Dolz, Schneuwly, Noverraz (2004). The work was developed through a didactic sequence with 18 classes focused on reading and producing the short story genre.
author_additional DUARTE, Raimunda Dias
author_additionalStr DUARTE, Raimunda Dias
format Artigo
author OLIVEIRA, Roseli de
title O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
title_short O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
title_full O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
title_fullStr O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
title_full_unstemmed O gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
title_sort o gênero conto como estratégia de ensino de leitura e produção textual
publishDate 2023
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6387
_version_ 1787238454439968768
score 11.753896