Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA

Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA....

ver descrição completa

Autor principal: GAMA, Larissa Pantoja da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-646
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6462020-09-04T13:04:53Z Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA GAMA, Larissa Pantoja da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Educação do campo - Política governamental Educação do campo - Políticas públicas Educação rural Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa. 2018-08-23T14:37:41Z 2018-08-23T14:37:41Z 2018-03-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GAMA, Larissa Pantoja da. Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação do campo - Política governamental
Educação do campo - Políticas públicas
Educação rural
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação do campo - Política governamental
Educação do campo - Políticas públicas
Educação rural
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
GAMA, Larissa Pantoja da
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
topic_facet Educação do campo - Política governamental
Educação do campo - Políticas públicas
Educação rural
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author GAMA, Larissa Pantoja da
title Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
title_short Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
title_full Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
title_fullStr Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
title_full_unstemmed Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
title_sort programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em castanhal/pa
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646
_version_ 1787154548416053248
score 11.753735