/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA....
Autor principal: | GAMA, Larissa Pantoja da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-646 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6462020-09-04T13:04:53Z Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA GAMA, Larissa Pantoja da RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Educação do campo - Política governamental Educação do campo - Políticas públicas Educação rural Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa. 2018-08-23T14:37:41Z 2018-08-23T14:37:41Z 2018-03-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação GAMA, Larissa Pantoja da. Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação do campo - Política governamental Educação do campo - Políticas públicas Educação rural Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Educação do campo - Política governamental Educação do campo - Políticas públicas Educação rural Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS GAMA, Larissa Pantoja da Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
topic_facet |
Educação do campo - Política governamental Educação do campo - Políticas públicas Educação rural Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Programa Novo Mais Educação: um estudo de sua implementação em uma escola do Campo em Castanhal/PA” é produto de uma pesquisa de campo realizada em uma escola localizada no assentamento João Batista II no meio rural do Município de Castanhal/PA. A investigação analisou a implementação e funcionamento do referido programa, visto como estratégia operacional da política de educação em tempo integral no Brasil. O estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, tendo no estudo de caso a sua inspiração metodológica. Para a coleta de dados e informações, utilizou-se da entrevista estruturada a qual foi realizada com a articuladora do Programa na referida escola, tendo esta, a função singular de coordenar e organizar as atividades do programa na escola, promover diálogo entre escola e comunidade e integração do programa ao Projeto Político Pedagógico. Os dados foram organizados e analisados com base nas ideias de autores que tem discutido a educação em tempo integral no Brasil como Cavalieri (2010), Gonçalves (2006), Ribeiro (2017), Moll (2012), dentre outros. Conclui-se que a implementação do programa na escola do campo tem suas singularidades, tendo em vista os aspectos culturais do contexto em que a escola se situa, revelando desafios próprios, mas o esforço da comunidade educativa e as parcerias estabelecidas têm favorecido a mudança do status de ensaio para a efetivação da educação integral. O estudo revela também que o programa vem se desenvolvendo parcialmente dentro do que os documentos legais advogam para a educação básica no campo, visto que o mesmo se reporta ao país não se restringindo as especificidades regionais. No entanto, apesar disso, valoriza a cultura presente, buscando estratégias para adequar às peculiaridades deste contexto, obedecendo os princípios da educação do campo diluídos nas suas práticas de diálogo com a comunidade, partindo dos saberes locais para a promoção das finalidades do programa. |
author_additional |
RIBEIRO, Madison Rocha |
author_additionalStr |
RIBEIRO, Madison Rocha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
GAMA, Larissa Pantoja da |
title |
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
title_short |
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
title_full |
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
title_fullStr |
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
title_full_unstemmed |
Programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em Castanhal/PA |
title_sort |
programa novo mais educação: um estudo de sua implementação em uma escola do campo em castanhal/pa |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/646 |
_version_ |
1787154548416053248 |
score |
11.753735 |