Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como medi...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Celso Nonato Xavier da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512
Resumo:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal.