/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como medi...
Autor principal: | COSTA, Celso Nonato Xavier da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6512 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65122024-01-12T03:06:05Z Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval COSTA, Celso Nonato Xavier da LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Etnomatemática Carpintaria naval Educação formal Geometria - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal. 2024-01-11T13:08:20Z 2024-01-11T13:08:20Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Celso Nonato Xavier da. Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Etnomatemática Carpintaria naval Educação formal Geometria - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
spellingShingle |
Etnomatemática Carpintaria naval Educação formal Geometria - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA COSTA, Celso Nonato Xavier da Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
topic_facet |
Etnomatemática Carpintaria naval Educação formal Geometria - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
description |
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma
pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os
conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para
compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do
conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e
fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o
Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de
Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa,
constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são
oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria
cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados
apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das
embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em
geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes
não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da
Matemática formal. |
author_additional |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
author_additionalStr |
LEDOUX, Maria Lídia Paula |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
COSTA, Celso Nonato Xavier da |
title |
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
title_short |
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
title_full |
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
title_fullStr |
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
title_full_unstemmed |
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
title_sort |
interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512 |
_version_ |
1796836707811721216 |
score |
11.755432 |