Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como medi...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Celso Nonato Xavier da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6512
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-65122024-01-12T03:06:05Z Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval COSTA, Celso Nonato Xavier da LEDOUX, Maria Lídia Paula http://lattes.cnpq.br/1839640402319006 Etnomatemática Carpintaria naval Educação formal Geometria - Estudo e ensino CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal. 2024-01-11T13:08:20Z 2024-01-11T13:08:20Z 2023-06-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Celso Nonato Xavier da. Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Etnomatemática
Carpintaria naval
Educação formal
Geometria - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Etnomatemática
Carpintaria naval
Educação formal
Geometria - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
COSTA, Celso Nonato Xavier da
Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
topic_facet Etnomatemática
Carpintaria naval
Educação formal
Geometria - Estudo e ensino
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ora apresentado, é o resultado de uma pesquisa realizada na área de Educação Matemática, com o objetivo identificar os conhecimentos matemáticos informais utilizados na construção de embarcações para compreender de que forma estes podem ser vistos como mediadores no ensino do conhecimento matemático formal escolar. Esta pesquisa é abordagem qualitativa, e fundamentada em suporte bibliográfico. A pesquisa teve como sujeito colaborador, o Mestre Nonato que desenvolve seu ofício na carpintaria naval, no município de Abaetetuba -Pará. Durante o período em que estivemos no campo de pesquisa, constatamos que os saberes matemáticos utilizados no ofício da carpintaria naval são oriundos das práticas culturais que produzem, ou seja, gerados e difundidos na própria cultura, sendo aperfeiçoados no exercício diário da carpintaria naval. Os resultados apontam, a presença de elementos característicos da geometria nas estruturas das embarcações, apontam ainda que esses saberes são passados de gerações em geração e que devemos valorizar os conhecimentos gerados em outros ambientes não-formais, enfatizando a importância desses conhecimentos para o ensino da Matemática formal.
author_additional LEDOUX, Maria Lídia Paula
author_additionalStr LEDOUX, Maria Lídia Paula
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Celso Nonato Xavier da
title Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
title_short Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
title_full Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
title_fullStr Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
title_full_unstemmed Interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
title_sort interações entre o saber matemático formal e o fazer matemático informal: um estudo de caso com um mestre da carpintaria naval
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6512
_version_ 1796836707811721216
score 11.755432