/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pa...
Autor principal: | CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-664 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6642020-09-04T12:57:37Z O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Professores - Condições sociais Professores - Condições econômicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão vinculados. 2018-08-30T19:55:58Z 2018-08-30T19:55:58Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro. O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Professores - Condições sociais Professores - Condições econômicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Professores - Condições sociais Professores - Condições econômicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
topic_facet |
Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Professores - Condições sociais Professores - Condições econômicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil
socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial
por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do
Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus
Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como
instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam
que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente
para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da
quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de
formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em
relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de
professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos
professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo
como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão
vinculados. |
author_additional |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
author_additionalStr |
ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro |
title |
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
title_short |
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
title_full |
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
title_fullStr |
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
title_full_unstemmed |
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
title_sort |
o perfil sócio-economico de professores/alunos do parfor pedagogia/ufpa: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664 |
_version_ |
1787154551534518272 |
score |
11.753735 |