Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos

Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pa...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-664
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6642020-09-04T12:57:37Z O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Professores - Formação Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil) Professores - Condições sociais Professores - Condições econômicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão vinculados. 2018-08-30T19:55:58Z 2018-08-30T19:55:58Z 2018-03-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro. O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Professores - Condições sociais
Professores - Condições econômicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Professores - Condições sociais
Professores - Condições econômicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro
O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
topic_facet Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
Professores - Condições sociais
Professores - Condições econômicas
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Trata este estudo de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de construir o perfil socioeconômico de professores que se encontram em processo de formação inicial por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Curso de Pedagogia vinculados a Universidade Federal do Pará – Campus Castanhal. É uma pesquisa qualitativa de campo, que utilizou o questionário como instrumento de produção de dados aplicado a 30 professores. Os resultados revelam que o Parfor é um programa de significativa relevância para o Brasil, particularmente para o Estado do Pará. Essa relevância se expressa em números a partir da quantidade de cursos ofertados e de professores já formados ou em processo de formação. Apesar disso, existe ainda alguns desafios a serem enfrentados, tanto em relação à permanência do Parfor enquanto macro política de formação de professores, mas também em relação às condições socioeconômicas dos professores que revelam desafios vinculados as condições financeiras e ao modo como se dá relação entre esses e as secretarias de educação nas quais estão vinculados.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro
title O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
title_short O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
title_full O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
title_fullStr O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
title_full_unstemmed O perfil sócio-economico de professores/alunos do PARFOR Pedagogia/UFPA: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
title_sort o perfil sócio-economico de professores/alunos do parfor pedagogia/ufpa: por uma política de formação pautada na inclusão sociocultural dos graduandos
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/664
_version_ 1787154551534518272
score 11.753735