/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano
This work investigates the implementation of Law 10.639/03 in school and municipal spaces, which made the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in Brazilian schools, and its influence on the approach to Afro-Brazilian history and culture in History textbooks, focusing on a case an...
Autor principal: | MORAIS, Núbia Alfaia de |
---|---|
Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6667 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6667 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-66672025-01-15T17:44:29Z A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano MORAIS, Núbia Alfaia de BRITO, Adilson Júnior Ishihara http://lattes.cnpq.br/5217224392697515 Livros Didáticos de História Ensino de História Relações étnico-raciais History Textbooks Teaching History Ethnic-racial relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This work investigates the implementation of Law 10.639/03 in school and municipal spaces, which made the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in Brazilian schools, and its influence on the approach to Afro-Brazilian history and culture in History textbooks, focusing on a case analysis of Editora FTD. The study analyzes how this legislation impacted the representation of Afro-Brazilian history and culture in 8th grade textbooks, seeking to identify advances and challenges in the inclusion of this content and ethnic-racial approaches. The results indicate advances in relation to previous editions, but still reveal stereotypes and an emphasis on a racially white and Eurocentric approach. It is concluded that, although the National Textbook Program (PNLD) has the potential to promote a more inclusive education, with regard to Education for Ethnic-Racial Relations], it does not replace the need for engaged teachers and complementary materials to address ethnic-racial relations in History teaching more effectively. Este trabalho investiga a implementação da Lei 10.639/03 no espaço escolar e municipal, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras, e sua influência na abordagem da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos de História, com foco em uma análise de caso da Editora FTD. O estudo analisa como essa legislação impactou a representação da história e cultura afro-brasileira em livros didáticos do 8º ano, buscando identificar avanços e desafios na inclusão desses conteúdos e dessas abordagens étnico-raciais. Ao tomarmos o livro didático como objeto de estudo partimos do entendimento que o mesmo não é neutro no ensino escolar ou seja através dos seus conteúdos podem ser disseminados sistemas de culturas e valores para corrobora com a pesquisa foi realizado entrevista com uma docente no ensino de História os resultados indicam avanços em relação a edições anteriores, mas ainda revelam estereótipos e uma ênfase na abordagem racialmente branca e eurocentrada. Conclui-se que, embora o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tenha potencial para promover uma educação mais inclusiva, no que tange à Educação para as Relações Étnico-Raciais, ele não substitui a necessidade de professores engajados e materiais complementares para abordar de forma mais eficaz as relações étnico-raciais no ensino de História. 2024-01-31T23:37:03Z 2024-01-31T23:37:03Z 2023-12-20 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia MORAIS, Núbia Alfaia de. A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano. Orientador: Adilson Júnior Ishihara Brito. 2024. 44 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6667. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6667 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Livros Didáticos de História Ensino de História Relações étnico-raciais History Textbooks Teaching History Ethnic-racial relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
spellingShingle |
Livros Didáticos de História Ensino de História Relações étnico-raciais History Textbooks Teaching History Ethnic-racial relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA MORAIS, Núbia Alfaia de A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
topic_facet |
Livros Didáticos de História Ensino de História Relações étnico-raciais History Textbooks Teaching History Ethnic-racial relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
This work investigates the implementation of Law 10.639/03 in school and municipal spaces, which made the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in Brazilian schools, and its influence on the approach to Afro-Brazilian history and culture in History textbooks, focusing on a case analysis of Editora FTD. The study analyzes how this legislation impacted the representation of Afro-Brazilian history and culture in 8th grade textbooks, seeking to identify advances and challenges in the inclusion of this content and ethnic-racial approaches. The results indicate advances in relation to previous editions, but still reveal stereotypes and an emphasis on a racially white and Eurocentric approach. It is concluded that, although the National Textbook Program (PNLD) has the potential to promote a more inclusive education, with regard to Education for Ethnic-Racial Relations], it does not replace the need for engaged teachers and complementary materials to address ethnic-racial relations in History teaching more effectively. |
author_additional |
BRITO, Adilson Júnior Ishihara |
author_additionalStr |
BRITO, Adilson Júnior Ishihara |
format |
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
author |
MORAIS, Núbia Alfaia de |
title |
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
title_short |
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
title_full |
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
title_fullStr |
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
title_full_unstemmed |
A implementação da Lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História do Oitavo Ano |
title_sort |
implementação da lei 10.639/2003, a prática docente e a abordagem da história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de história do oitavo ano |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6667 |
_version_ |
1829093139338493952 |
score |
11.753896 |