Dissertação

As literaturas africanas e afro-brasileira sob o viés do livro didático

Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada...

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Autor principal: Hoerlle, Maira Iana
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3489171454611129, https://orcid.org/0000-0001-5024-9451
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2021
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8311
Resumo:
Este trabalho aborda a inserção das Literaturas Africanas e Afro-brasileira entre os conteúdos programáticos do Ensino Médio. O objetivo foi o de realizar uma investigação nas obras, da coleção de três volumes, aprovada no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (2018-2020), denominada Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, de William Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, utilizada no triênio, nas escolas da cidade de Humaitá-AM. Tal estudo exigiu explanações referentes às funções do livro didático, ao espaço destinado à literatura em seu conteúdo temático, à aplicabilidade e entraves da Lei que rege as questões étnico-raciais, à proposta de um ensino que vise a igualdade de direitos, à abordagem da literatura como elemento essencial à formação humana, considerando a importância da produção dessas literaturas para a afirmação da identidade negra. Ademais, fez-se uma retomada histórica sobre a escravidão que ocorreu tanto na África como no Brasil, que acarretou ao povo africano, trazido às terras brasileiras, grandes injustiças. O que se verificou é que, apesar de decorridas quase duas décadas da aprovação da Lei nº 10.639/03, os livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, ainda encontram dificuldades para apresentar os conteúdos temáticos concernentes às literaturas citadas, indicando que a abordagem desses temas ocorre de forma superficial na coleção analisada. Situação que exige uma reflexão por parte dos professores da área, autores, grupos editoriais e Ministério da Educação, por meio do PNLD.