/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conheciment...
Autor principal: | SILVA, Alana Gandra da Luz da |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6835 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6835 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68352024-02-21T03:06:36Z O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo SILVA, Alana Gandra da Luz da BARROS, Liliane Batista http://lattes.cnpq.br/5105849089228320 https://orcid.org/0000-0002-4051-7579 Construção identitária Questões raciais Literatura Infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conhecimento geral que as crianças negras sofrem preconceitos relacionados com os seus traços fisionômicos, por não estarem inseridas no padrão europeu. Nesse contexto, o cabelo crespo e cacheado é visto de modo estereotipado, sendo associado, portanto, à dupla significação de ruim e feio. Diante disso, este artigo realiza uma análise dos livros dos autores Valéria Belém e Matthew A. Cherry, a fim de refletir acerca dos preconceitos engendrados ao cabelo afro-brasileiro. Busca-se discutir, ainda, a importância da construção identitária das crianças por meio das obras literárias destinadas ao público infantil e presentes no contexto escolar. Para abordar as questões mencionadas, o aporte teórico utilizado baseia-se em: Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), que trarão contribuições a respeito da formação da literatura infantil; Philippe Ariès (2004), o qual aborda a concepção de infância no decorrer dos séculos; Kabengele Munanga (1990), que reflete a respeito da valorização da identidade negra; e, por fim, Antonio Cândido (2007), vislumbrando a literatura como um bem que todos deveriam acessar. 2024-02-20T18:59:40Z 2024-02-20T18:59:40Z 2023-12-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo SILVA, Alana Gandra da Luz da. O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo. Orientadora: Liliane Batista Barros. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6835. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6835 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Construção identitária Questões raciais Literatura Infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Construção identitária Questões raciais Literatura Infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA SILVA, Alana Gandra da Luz da O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
topic_facet |
Construção identitária Questões raciais Literatura Infantil CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar de que maneira o livro O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, e Amor de Cabelo, de Matthew A. Cherry, retratam as questões raciais. Enseja-se analisar nas obras literárias a questão da identidade e da valorização das crianças negras. É do conhecimento geral que as crianças negras sofrem preconceitos relacionados com os seus traços fisionômicos, por não estarem inseridas no padrão europeu. Nesse contexto, o cabelo crespo e cacheado é visto de modo estereotipado, sendo associado, portanto, à dupla significação de ruim e feio. Diante disso, este artigo realiza uma análise dos livros dos autores Valéria Belém e Matthew A. Cherry, a fim de refletir acerca dos preconceitos engendrados ao cabelo afro-brasileiro. Busca-se discutir, ainda, a importância da construção identitária das crianças por meio das obras literárias destinadas ao público infantil e presentes no contexto escolar. Para abordar as questões mencionadas, o aporte teórico utilizado baseia-se em: Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2007), que trarão contribuições a respeito da formação da literatura infantil; Philippe Ariès (2004), o qual aborda a concepção de infância no decorrer dos séculos; Kabengele Munanga (1990), que reflete a respeito da valorização da identidade negra; e, por fim, Antonio Cândido (2007), vislumbrando a literatura como um bem que todos deveriam acessar. |
author_additional |
BARROS, Liliane Batista |
author_additionalStr |
BARROS, Liliane Batista |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Alana Gandra da Luz da |
title |
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
title_short |
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
title_full |
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
title_fullStr |
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
title_full_unstemmed |
O olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro O Cabelo de Lelê e Amor de Cabelo |
title_sort |
o olhar sobre a identidade da criança negra: uma leitura do livro o cabelo de lelê e amor de cabelo |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6835 |
_version_ |
1796836751035072512 |
score |
11.753735 |