/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oral...
Autor principal: | LIMA, Antonia Samires do Rosário |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6843 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68432024-02-21T03:07:04Z Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade LIMA, Antonia Samires do Rosário AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Oralidade Avaliação Ensino fundamental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz. 2024-02-20T20:12:10Z 2024-02-20T20:12:10Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Antonia Samires do Rosário. Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade. Orientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Oralidade Avaliação Ensino fundamental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Oralidade Avaliação Ensino fundamental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA LIMA, Antonia Samires do Rosário Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
topic_facet |
Oralidade Avaliação Ensino fundamental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz. |
author_additional |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
author_additionalStr |
AZEVÊDO, Maria da Conceição |
format |
Artigo |
author |
LIMA, Antonia Samires do Rosário |
title |
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
title_short |
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
title_full |
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
title_fullStr |
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
title_full_unstemmed |
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
title_sort |
explorando a palavra falada nas aulas de língua portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843 |
_version_ |
1796836752131883008 |
score |
11.755432 |