Artigo

Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade

Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oral...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Antonia Samires do Rosário
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6843
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-68432024-02-21T03:07:04Z Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade LIMA, Antonia Samires do Rosário AZEVÊDO, Maria da Conceição http://lattes.cnpq.br/9715229565151370 https://orcid.org/0000-0002-3648-5578 Oralidade Avaliação Ensino fundamental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz. 2024-02-20T20:12:10Z 2024-02-20T20:12:10Z 2023-12-18 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo LIMA, Antonia Samires do Rosário. Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade. Orientadora: Maria da Conceição Azevêdo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Polo Capanema, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Oralidade
Avaliação
Ensino fundamental
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Oralidade
Avaliação
Ensino fundamental
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LIMA, Antonia Samires do Rosário
Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
topic_facet Oralidade
Avaliação
Ensino fundamental
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Este artigo resulta de estudo em que se buscou investigar os desafios encontrados na abordagem da oralidade e sua avaliação nos anos finais do ensino fundamental, na percepção de professores de Língua Portuguesa. O estudo se concentrou em compreender a forma como os docentes definem e ensinam a oralidade, quais gêneros orais são abordados em sala de aula e como se dá sua avaliação. A pesquisa, de base qualitativa, foi desenvolvida por meio de questionários e os dados coletados evidenciaram diferentes perspectivas entre os sujeitos colaboradores. Como referencial teórico, utilizaram-se as contribuições de Melo e Cavalcante (2007), Antunes (2003), Suassuna (2006), bem como consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). Os resultados mostram a importância de considerar tanto os aspectos linguísticos quanto os contextuais ao enfocar a oralidade em sala de aula, bem como a necessidade de abordagens diversificadas para promover uma aprendizagem eficaz.
author_additional AZEVÊDO, Maria da Conceição
author_additionalStr AZEVÊDO, Maria da Conceição
format Artigo
author LIMA, Antonia Samires do Rosário
title Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
title_short Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
title_full Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
title_fullStr Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
title_full_unstemmed Explorando a palavra falada nas aulas de Língua Portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
title_sort explorando a palavra falada nas aulas de língua portuguesa: desafios na abordagem e avaliação da oralidade
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6843
_version_ 1796836752131883008
score 11.755432