/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do profes...
Autor principal: | SALGADO, Edgar de Souza |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693 |
Resumo: |
---|
Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores
de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos
egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem
a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os
limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A
escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a
oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação
pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o
aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na
Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática
pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no
entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação
na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na
EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e
dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento
matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da
EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem;
verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino
de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a
partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os
direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através
das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de
matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em
referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola
Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de
matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não
demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina,
mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam
que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma
decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse
problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que
indagações acerca do assunto sejam respondidas. |