Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica

Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do profes...

ver descrição completa

Autor principal: SALGADO, Edgar de Souza
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-693
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6932022-08-29T12:17:29Z O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica SALGADO, Edgar de Souza RIBEIRO, Maria Edilene da Silva http://lattes.cnpq.br/6279228695466400 Educação de jovens e adultos Prática de ensino Matemática - Estudo e ensino Castanhal (PA) Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas. 2018-09-13T12:40:54Z 2018-09-13T12:40:54Z 2018 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SALGADO, Edgar de Souza. O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Castanhal (PA)
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Castanhal (PA)
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SALGADO, Edgar de Souza
O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
topic_facet Educação de jovens e adultos
Prática de ensino
Matemática - Estudo e ensino
Castanhal (PA)
Prática de ensino
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este presente trabalho teve como foco de estudo a Prática Pedagógica de Professores de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, com análise a partir dos discursos de alunos egressos da 3ª etapa. Nossas questões de estudo foi saber como os alunos egressos concebem a prática pedagógica do professor (a) de matemática e na visão do professor (a) quais são os limites e possibilidades para desenvolver uma boa prática no ensino de matemática na EJA. A escola onde foi realizada a pesquisa foi escolhida por ser a instituição onde tive a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio e por seu histórico na educação pública em Castanhal. Nesta pesquisa temos como OBJETIVO GERAL: Investigar como o aluno egresso da 3ª etapa da EJA da E.E.E.F.M. Maria Pia dos Santos Amaral, localizada na Vila Centenária de Apeú, distrito da cidade de Castanhal no Pará, concebe a prática pedagógica do professor de Matemática e se a mesma contribui para a dificuldade no entendimento da disciplina, e como o próprio professor vê sua prática, sua formação e atuação na educação de Jovens e Adultos. De maneira especifica objetivamos desenvolver estudos na EJA no âmbito da legislação educacional brasileira; perceber como a concepção dos jovens e dos adultos vem avançando na educação brasileira; fazer uma relação entre o conhecimento matemático e a prática pedagógica do professor; detectar na visão de egressos da 3ª etapa da EJA como a prática do professor (a) tem contribuído ou dificultado na aprendizagem; verificar quais são os limites e as possibilidades para uma boa prática pedagógica no ensino de matemática. Para tanto, foi feita uma pesquisa qualitativa através de dados coletados a partir de questionários e entrevista semiestruturada. O presente trabalho expõe os direcionamentos metodológicos da pesquisa realizada na escola mencionada acima. Através das respostas obtidas pelos questionários aplicados aos alunos e entrevista com a docente de matemática, foram coletados os dados para futuras análises e estudos com base em referenciais teóricos. De um modo geral, os alunos egressos da 3ª etapa da EJA da escola Maria Pia demonstraram uma boa avaliação da prática pedagógica da professora de matemática em sala de aula e a maioria dos estudantes participantes da pesquisa não demonstraram tantas dificuldades no ensino e aprendizagem dos conteúdos da disciplina, mencionando terem uma boa relação professor-aluno. Concluiu-se que os resultados apontam que a prática pedagógica desenvolvida pela professora não tem influenciado de forma decisiva na evasão escolar, mas que outros fatores extraescolares têm influenciado nesse problema e demonstram a importância para que novas pesquisas sejam feitas na área para que indagações acerca do assunto sejam respondidas.
author_additional RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
author_additionalStr RIBEIRO, Maria Edilene da Silva
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SALGADO, Edgar de Souza
title O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
title_short O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
title_full O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
title_fullStr O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
title_full_unstemmed O ensino da matemática na EJA: os limites e desafios na prática pedagógica
title_sort o ensino da matemática na eja: os limites e desafios na prática pedagógica
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/693
_version_ 1787154566845825024
score 11.753735