/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to electricity/el...
Autor principal: | CAVALCANTE, Francisco Flávio |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6960 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69602024-04-09T03:06:55Z Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio CAVALCANTE, Francisco Flávio GONÇALVES, Cledson Santana Lopes http://lattes.cnpq.br/3812473912193562 Ensino-aprendizagem Extensão Circuitos Eletrônicos Teaching-Learning Extension Electronic Circuits CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to electricity/electronics for third-grade high school students, leading them to problematize issues and solve issues that permeate the reality of the context in which they live. We highlight the importance and the need to insert dynamic methodologies focused on the student and at the end we propose some important steps to create a dynamic learning workshop, in which the student is the center of the teaching-learning process. Este trabalho mostra o resultado final do plano de extensão intitulado "Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Ensino e Aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio”, cujo objetivo foi propor uma estratégia, baseada em Oficinas de Aprendizagem de Física, para o ensino de conceitos relacionados à eletricidade/eletrônica para alunos do terceiro ano do ensino médio, levando-os a problematizar assuntos e solucionar questões que permeiam a realidade do contexto em que vivem. Destacamos a importância e a necessidade da inserção de metodologias dinâmicas focadas no aluno e ao final propomos uns passos importantes para criar uma oficina de aprendizagem dinâmica, no qual o discente é o centro do processo de ensino-aprendizagem. 2024-04-08T12:45:10Z 2024-04-08T12:45:10Z 2024-03-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAVALCANTE, Francisco Flávio. Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio. Orientador: Cledson Santana Lopes Gonçalves. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino-aprendizagem Extensão Circuitos Eletrônicos Teaching-Learning Extension Electronic Circuits CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem Extensão Circuitos Eletrônicos Teaching-Learning Extension Electronic Circuits CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA CAVALCANTE, Francisco Flávio Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
topic_facet |
Ensino-aprendizagem Extensão Circuitos Eletrônicos Teaching-Learning Extension Electronic Circuits CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for
the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a
strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to
electricity/electronics for third-grade high school students, leading them to problematize issues and solve issues that permeate the reality of the context in which they live. We highlight the importance and the need to insert dynamic methodologies focused on the student and at the end we propose some important steps to create a dynamic learning workshop, in which the student is the center of the teaching-learning process. |
author_additional |
GONÇALVES, Cledson Santana Lopes |
author_additionalStr |
GONÇALVES, Cledson Santana Lopes |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
CAVALCANTE, Francisco Flávio |
title |
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
title_short |
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
title_full |
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
title_fullStr |
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
title_sort |
metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960 |
_version_ |
1796836769052753920 |
score |
11.753896 |