Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio

This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to electricity/el...

ver descrição completa

Autor principal: CAVALCANTE, Francisco Flávio
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6960
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-69602024-04-09T03:06:55Z Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio CAVALCANTE, Francisco Flávio GONÇALVES, Cledson Santana Lopes http://lattes.cnpq.br/3812473912193562 Ensino-aprendizagem Extensão Circuitos Eletrônicos Teaching-Learning Extension Electronic Circuits CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to electricity/electronics for third-grade high school students, leading them to problematize issues and solve issues that permeate the reality of the context in which they live. We highlight the importance and the need to insert dynamic methodologies focused on the student and at the end we propose some important steps to create a dynamic learning workshop, in which the student is the center of the teaching-learning process. Este trabalho mostra o resultado final do plano de extensão intitulado "Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Ensino e Aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio”, cujo objetivo foi propor uma estratégia, baseada em Oficinas de Aprendizagem de Física, para o ensino de conceitos relacionados à eletricidade/eletrônica para alunos do terceiro ano do ensino médio, levando-os a problematizar assuntos e solucionar questões que permeiam a realidade do contexto em que vivem. Destacamos a importância e a necessidade da inserção de metodologias dinâmicas focadas no aluno e ao final propomos uns passos importantes para criar uma oficina de aprendizagem dinâmica, no qual o discente é o centro do processo de ensino-aprendizagem. 2024-04-08T12:45:10Z 2024-04-08T12:45:10Z 2024-03-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CAVALCANTE, Francisco Flávio. Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio. Orientador: Cledson Santana Lopes Gonçalves. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Faculdade de Física, Campus Universitário de Salinópolis, Universidade Federal do Pará, Salinópolis, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960 Acesso Aberto Disponível na internet via Sagitta
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino-aprendizagem
Extensão
Circuitos Eletrônicos
Teaching-Learning
Extension
Electronic Circuits
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
spellingShingle Ensino-aprendizagem
Extensão
Circuitos Eletrônicos
Teaching-Learning
Extension
Electronic Circuits
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CAVALCANTE, Francisco Flávio
Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
topic_facet Ensino-aprendizagem
Extensão
Circuitos Eletrônicos
Teaching-Learning
Extension
Electronic Circuits
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description This work shows the final result of the extension plan entitled "Active Learning Methodologies for the Teaching and Learning of electronic circuits in high school" whose objective was to propose a strategy, based on Physics Learning Workshops for the teaching of concepts related to electricity/electronics for third-grade high school students, leading them to problematize issues and solve issues that permeate the reality of the context in which they live. We highlight the importance and the need to insert dynamic methodologies focused on the student and at the end we propose some important steps to create a dynamic learning workshop, in which the student is the center of the teaching-learning process.
author_additional GONÇALVES, Cledson Santana Lopes
author_additionalStr GONÇALVES, Cledson Santana Lopes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CAVALCANTE, Francisco Flávio
title Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
title_short Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
title_full Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
title_fullStr Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
title_full_unstemmed Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
title_sort metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/6960
_version_ 1796836769052753920
score 11.753896