Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

The present Work of Conclusion of Course (TCC) approaches the thematic of the methods and resources used for the teaching of mathematics in the initial years of Elementary School, highlighting the conceptions and tendencies that involve them. It aims to show the methodologies and resources for teach...

ver descrição completa

Autor principal: SOUZA, Érica Tatiana Noronha de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/699
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-699
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-6992019-07-04T18:59:28Z Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental SOUZA, Érica Tatiana Noronha de RODRIGUES, José Maria Soares http://lattes.cnpq.br/1822879860239445 Conteúdos matemáticos Métodos matemáticos Recursos didáticos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present Work of Conclusion of Course (TCC) approaches the thematic of the methods and resources used for the teaching of mathematics in the initial years of Elementary School, highlighting the conceptions and tendencies that involve them. It aims to show the methodologies and resources for teaching mathematics in this stage of schooling, making it necessary to approach the mathematical contents, methods and resources adopted by the teaching network. The work was based first on a bibliographical survey of some authors who served as theoretical references to give a foundation in the discussion of the theme. In the second moment, a data collection was carried out, having as subjects of the research two teachers of the initial years of the Elementary School of the public school system. The results showed an improvement in the teaching of mathematics in the referred phase of schooling of the teachers with the introduction of the methods and resources adopted. It is concluded that the choice of them is not as simple as it seems at first. Mathematics education needs to take into account its target audience to more broadly identify the specificities of each level of schooling for children, enabling them to develop their cognitive abilities. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática dos métodos e recursos utilizados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando as concepções e tendências que os envolvem. Tem como objetivo mostrar as metodologias e recursos para o ensino de matemática nessa etapa de escolaridade, tornando-se necessário uma abordagem dos conteúdos matemáticos, dos métodos e recursos adotados pela rede de ensino. O trabalho baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico de alguns autores que serviram como referenciais teóricos para dar fundamentação na discussão do tema. No segundo momento, realizou-se uma coleta de dados, tendo como sujeitos da pesquisa duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Os resultados demonstraram uma melhora no processo de ensino da matemática na referida fase de escolarização das professoras com a introdução dos métodos e recursos adotados. Conclui-se que a escolha dos mesmos não é tão simples quanto parece no primeiro momento. O ensino de matemática precisa levar em conta seu público-alvo para identificar de forma mais ampla às especificidades de cada nível de escolaridade do ensino para as crianças, possibilitando que as mesmas possam desenvolver suas capacidades cognitivas. 2018-09-16T21:14:41Z 2018-09-16T21:14:41Z 2018-07-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SOUZA, Érica Tatiana Noronha de. Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: José Maria Soares Rodrigues. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/699. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/699 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Conteúdos matemáticos
Métodos matemáticos
Recursos didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Conteúdos matemáticos
Métodos matemáticos
Recursos didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
SOUZA, Érica Tatiana Noronha de
Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
topic_facet Conteúdos matemáticos
Métodos matemáticos
Recursos didáticos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description The present Work of Conclusion of Course (TCC) approaches the thematic of the methods and resources used for the teaching of mathematics in the initial years of Elementary School, highlighting the conceptions and tendencies that involve them. It aims to show the methodologies and resources for teaching mathematics in this stage of schooling, making it necessary to approach the mathematical contents, methods and resources adopted by the teaching network. The work was based first on a bibliographical survey of some authors who served as theoretical references to give a foundation in the discussion of the theme. In the second moment, a data collection was carried out, having as subjects of the research two teachers of the initial years of the Elementary School of the public school system. The results showed an improvement in the teaching of mathematics in the referred phase of schooling of the teachers with the introduction of the methods and resources adopted. It is concluded that the choice of them is not as simple as it seems at first. Mathematics education needs to take into account its target audience to more broadly identify the specificities of each level of schooling for children, enabling them to develop their cognitive abilities.
author_additional RODRIGUES, José Maria Soares
author_additionalStr RODRIGUES, José Maria Soares
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SOUZA, Érica Tatiana Noronha de
title Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort métodos e recursos para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/699
_version_ 1787154567876575232
score 11.753735