Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental

This paper highlights the use of mathematical games, in particular the Tower of Hanoi, as an effective educational tool for teaching mathematics in elementary school. It explores how games can make learning mathematics accessible and fun, encouraging students to get involved and develop logica...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Geovana Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7072
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7072
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-70722024-07-24T03:02:48Z Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental LIMA, Geovana Costa BRAGA, Roberta Modesto http://lattes.cnpq.br/3004012674017274 Ensino da matemática Torre de Hanói Jogos matemáticos Teaching mathematics Tower of Hanoi Mathematical games CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This paper highlights the use of mathematical games, in particular the Tower of Hanoi, as an effective educational tool for teaching mathematics in elementary school. It explores how games can make learning mathematics accessible and fun, encouraging students to get involved and develop logical skills. The Tower of Hanoi game is presented as a problem situation that can be applied in the classroom, promoting the development of students' logical and strategic thinking. In addition, the text discusses Mathematical Modeling as an approach that combines mathematical theory and practice, encouraging students to think abstractly and collaborate in solving problems. At the end, proposals for mathematical modeling activities using the Tower of Hanoi as a basis are presented, highlighting how this approach can be implemented effectively in the teaching of mathematics. It should be noted that this work does not include any application results. Este trabalho destaca o uso de jogos matemáticos, em particular a Torre de Hanói, como uma ferramenta educacional eficaz para ensinar Matemática no ensino básico. Ele explora como os jogos podem tornar o aprendizado da matemática acessível e divertido, incentivando os alunos a se envolverem e a desenvolverem habilidades lógicas. O jogo Torre de Hanói é apresentado como uma situação problema que pode ser aplicada em sala de aula, promovendo o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico dos alunos. Além disso, o texto discute a Modelagem Matemática como uma abordagem que combina teoria matemática e prática, incentivando os alunos a pensar de forma abstrata e a colaborar na resolução de problemas. Ao final, são apresentadas propostas de atividades de Modelagem Matemática usando a Torre de Hanói como base, destacando como essa abordagem pode ser implementada de forma eficaz no ensino da matemática. Destaca-se que o referido trabalho não traz resultados de aplicação. 2024-07-23T17:15:40Z 2024-07-23T17:15:40Z 2024-02-29 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Geovana Costa. Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental. Orientadora: Roberta Modesto Braga. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7072. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7072 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Ensino da matemática
Torre de Hanói
Jogos matemáticos
Teaching mathematics
Tower of Hanoi
Mathematical games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Ensino da matemática
Torre de Hanói
Jogos matemáticos
Teaching mathematics
Tower of Hanoi
Mathematical games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
LIMA, Geovana Costa
Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
topic_facet Ensino da matemática
Torre de Hanói
Jogos matemáticos
Teaching mathematics
Tower of Hanoi
Mathematical games
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper highlights the use of mathematical games, in particular the Tower of Hanoi, as an effective educational tool for teaching mathematics in elementary school. It explores how games can make learning mathematics accessible and fun, encouraging students to get involved and develop logical skills. The Tower of Hanoi game is presented as a problem situation that can be applied in the classroom, promoting the development of students' logical and strategic thinking. In addition, the text discusses Mathematical Modeling as an approach that combines mathematical theory and practice, encouraging students to think abstractly and collaborate in solving problems. At the end, proposals for mathematical modeling activities using the Tower of Hanoi as a basis are presented, highlighting how this approach can be implemented effectively in the teaching of mathematics. It should be noted that this work does not include any application results.
author_additional BRAGA, Roberta Modesto
author_additionalStr BRAGA, Roberta Modesto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Geovana Costa
title Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
title_short Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
title_full Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
title_fullStr Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
title_full_unstemmed Proposição de uso de modelagem matemática através da Torre de Hanói para o ensino fundamental
title_sort proposição de uso de modelagem matemática através da torre de hanói para o ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7072
_version_ 1829093062899400704
score 11.753735