Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017

O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apr...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Erica Diene Souza e
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-714
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7142020-09-06T22:57:42Z A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 SILVA, Erica Diene Souza e SABINO, Elianne Barreto http://lattes.cnpq.br/9302207290830081 Alfabetização Música na educação Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação. 2018-09-19T18:53:00Z 2018-09-19T18:53:00Z 2018-04-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Erica Diene Souza e. A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Música na educação
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Música na educação
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
SILVA, Erica Diene Souza e
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
topic_facet Alfabetização
Música na educação
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação.
author_additional SABINO, Elianne Barreto
author_additionalStr SABINO, Elianne Barreto
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Erica Diene Souza e
title A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
title_short A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
title_full A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
title_fullStr A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
title_full_unstemmed A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
title_sort música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714
_version_ 1787154570163519488
score 11.753735