/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apr...
Autor principal: | SILVA, Erica Diene Souza e |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-714 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7142020-09-06T22:57:42Z A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 SILVA, Erica Diene Souza e SABINO, Elianne Barreto http://lattes.cnpq.br/9302207290830081 Alfabetização Música na educação Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação. 2018-09-19T18:53:00Z 2018-09-19T18:53:00Z 2018-04-10 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Erica Diene Souza e. A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Música na educação Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Música na educação Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS SILVA, Erica Diene Souza e A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
topic_facet |
Alfabetização Música na educação Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar as produções acadêmicas do gênero TCC, Artigos e Dissertações de Mestrado que façam referência à utilização de música no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental, publicadas entre o período de 2006 a 2017. Apresentaremos uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem quantitativa e análise crítica dos dados através de gráficos e tabelas. O trabalho desenvolveu-se a partir da coleta das produções acadêmicas que foram tabuladas e organizadas por título, gênero, universidade, área de conhecimento em que foram produzidos e o ano em que foram publicados. Para melhor compreensão dos resultados, foram considerados os seguintes aspectos: a) identificar TCC’s, artigos e dissertações que façam referência à utilização de música na educação publicados entre o período de 2006 a 2017, b) classificar as áreas de conhecimento em que mais concentravam-se cada produção acadêmica e c) realizar uma análise críticas das produções acadêmicas e destacar as contribuições dessas produções para a Educação. Em nosso referencial teórico, trazemos autores como: Soares (2007), Rosa (1990), Sarmento e Rapoport (2009), Piaget (1993), Rossini (2003), Brito (2003), Loureiro (2003), Vigotsky (1991), que tratam sobre a importância da música na educação e a importância do processo de alfabetização. Para realizar a coleta de dados, recorremos à biblioteca da UFPA, campus Castanhal, os sites Scielo e FAED e o Portal da CAPES. Sobre o material coletado, temos 07 produções acadêmicas de TTC, 20 Artigos científicos e 90 Dissertações de Mestrado. De acordo com nossa pesquisa, das 117 produções acadêmicas encontradas, 97 encontram-se na área das Artes, 23 na Educação, 03 na Psicologia, 03 na Matemática e 02 na Saúde. Portanto, de acordo com os resultados apresentados, há maior concentração de trabalhos acadêmicos na área das Artes e em seguida na área da Educação. |
author_additional |
SABINO, Elianne Barreto |
author_additionalStr |
SABINO, Elianne Barreto |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
SILVA, Erica Diene Souza e |
title |
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
title_short |
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
title_full |
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
title_fullStr |
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
title_full_unstemmed |
A música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
title_sort |
música como recurso pedagógico no processo de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise da literatura entre os anos de 2006 a 2017 |
publishDate |
2018 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/714 |
_version_ |
1787154570163519488 |
score |
11.753735 |