Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental

This study aimed to compare four applications for teaching mathematics, aiming to identify their main characteristics and point out their potentialities and limitations in the learning process of students. The methodology used was a descriptive and comparative analysis of the selected applicat...

ver descrição completa

Autor principal: LIMA, Eduardo Garcia de
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7171
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7171
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71712024-09-07T03:02:32Z Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental LIMA, Eduardo Garcia de GOMES, Igor Ruiz http://lattes.cnpq.br/5538297000388112 https://orcid.org/0000-0001-7391-1903 Tecnologias móveis Matemática - Estudo e ensino Ferramentas digitais Matemática interativa Mobile technologies Mathematics - Study and teaching Digital tools Interactive mathematics CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA This study aimed to compare four applications for teaching mathematics, aiming to identify their main characteristics and point out their potentialities and limitations in the learning process of students. The methodology used was a descriptive and comparative analysis of the selected applications, considering criteria such as content, interface, interactivity, and didactic resources. The results showed that the applications present different pedagogical approaches and technical characteristics, which can directly influence students' learning. It was possible to verify that some applications have a greater variety of didactic resources, while others stand out for ease of use and interactivity. Based on these results, it is concluded that the choice of the most suitable application for teaching mathematics should take into account the characteristics of the class and pedagogical objectives, as well as the limitations and potentialities of each evaluated application. The research contributed to expanding knowledge about the possibilities of using applications for teaching mathematics and can support the decision-making of teachers and educational managers in choosing the most appropriate technological resources for their students. Este trabalho teve como objetivo comparar quatro aplicativos para o ensino de matemática, visando identificar suas principais características e apontar suas potencialidades e limitar o processo de aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a análise descritiva e comparativa dos aplicativos selecionados, considerando critérios como conteúdo, interface, interatividade e recursos didáticos. Os resultados apontaram que os aplicativos apresentam diferentes abordagens pedagógicas e características técnicas, o que pode influenciar diretamente na aprendizagem dos alunos. Foi possível verificar que alguns aplicativos apresentam uma maior variedade de recursos didáticos, enquanto outros se destacam pela facilidade de uso e interatividade. Diante desses resultados, conclui-se que a escolha do aplicativo mais adequado para o ensino de matemática deve levar em consideração as características da turma e dos objetivos pedagógicos, bem como as limitações e potencialidades de cada aplicativo avaliador. A pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre as possibilidades de uso dos aplicativos para o ensino de matemática e pode subsidiar a tomada de decisão de professores e gestores educacionais na escolha dos recursos tecnológicos mais adequados para seus alunos. 2024-09-06T21:41:43Z 2024-09-06T21:41:43Z 2023-04-05 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação LIMA, Eduardo Garcia de. Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Faculdade de Computação, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7171. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7171 Acesso Aberto Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologias móveis
Matemática - Estudo e ensino
Ferramentas digitais
Matemática interativa
Mobile technologies
Mathematics - Study and teaching
Digital tools
Interactive mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
spellingShingle Tecnologias móveis
Matemática - Estudo e ensino
Ferramentas digitais
Matemática interativa
Mobile technologies
Mathematics - Study and teaching
Digital tools
Interactive mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
LIMA, Eduardo Garcia de
Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
topic_facet Tecnologias móveis
Matemática - Estudo e ensino
Ferramentas digitais
Matemática interativa
Mobile technologies
Mathematics - Study and teaching
Digital tools
Interactive mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description This study aimed to compare four applications for teaching mathematics, aiming to identify their main characteristics and point out their potentialities and limitations in the learning process of students. The methodology used was a descriptive and comparative analysis of the selected applications, considering criteria such as content, interface, interactivity, and didactic resources. The results showed that the applications present different pedagogical approaches and technical characteristics, which can directly influence students' learning. It was possible to verify that some applications have a greater variety of didactic resources, while others stand out for ease of use and interactivity. Based on these results, it is concluded that the choice of the most suitable application for teaching mathematics should take into account the characteristics of the class and pedagogical objectives, as well as the limitations and potentialities of each evaluated application. The research contributed to expanding knowledge about the possibilities of using applications for teaching mathematics and can support the decision-making of teachers and educational managers in choosing the most appropriate technological resources for their students.
author_additional GOMES, Igor Ruiz
author_additionalStr GOMES, Igor Ruiz
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author LIMA, Eduardo Garcia de
title Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
title_short Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
title_full Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
title_fullStr Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
title_sort análise comparativa de aplicativos mobile para o ensino da matemática para alunos do ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7171
_version_ 1829093039544467456
score 11.753735