Artigo

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência

Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano....

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Rodrigo Massena
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174
Resumo:
Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado.