Artigo

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência

Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano....

ver descrição completa

Autor principal: BARBOSA, Rodrigo Massena
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7174
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71742024-10-02T17:42:38Z A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência BARBOSA, Rodrigo Massena ROCHA, Adriano Aparecido Soares da http://lattes.cnpq.br/5639554397709721 práticas aprendizado estratégias contexto lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado. 2024-09-09T14:56:02Z 2024-09-09T14:56:02Z 2024-07-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo BARBOSA, Rodrigo Massena. LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência. Orientador: Adriano Aparecido Soares da Rocha. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic práticas
aprendizado
estratégias
contexto
lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle práticas
aprendizado
estratégias
contexto
lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
BARBOSA, Rodrigo Massena
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
topic_facet práticas
aprendizado
estratégias
contexto
lúdico
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado.
author_additional ROCHA, Adriano Aparecido Soares da
author_additionalStr ROCHA, Adriano Aparecido Soares da
format Artigo
author BARBOSA, Rodrigo Massena
title A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
title_short A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
title_full A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
title_fullStr A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
title_full_unstemmed A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
title_sort ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemÁtica: um relato de experiência
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174
_version_ 1829093076722778112
score 11.753735