/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência
Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano....
Autor principal: | BARBOSA, Rodrigo Massena |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7174 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71742024-10-02T17:42:38Z A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência BARBOSA, Rodrigo Massena ROCHA, Adriano Aparecido Soares da http://lattes.cnpq.br/5639554397709721 práticas aprendizado estratégias contexto lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado. 2024-09-09T14:56:02Z 2024-09-09T14:56:02Z 2024-07-22 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo BARBOSA, Rodrigo Massena. LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência. Orientador: Adriano Aparecido Soares da Rocha. 2024. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
práticas aprendizado estratégias contexto lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
práticas aprendizado estratégias contexto lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO BARBOSA, Rodrigo Massena A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
topic_facet |
práticas aprendizado estratégias contexto lúdico CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
description |
Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado. |
author_additional |
ROCHA, Adriano Aparecido Soares da |
author_additionalStr |
ROCHA, Adriano Aparecido Soares da |
format |
Artigo |
author |
BARBOSA, Rodrigo Massena |
title |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
title_short |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
title_full |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
title_fullStr |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência |
title_sort |
ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da matemÁtica: um relato de experiência |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7174 |
_version_ |
1829093076722778112 |
score |
11.753735 |