Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA

In daily life, from an early age, children present many questions and questions that need to be clarified. And it is in the coexistence of school that some issues come to be understood. And scientific literacy tends to contribute to the learning of children. The aim of this research was to understan...

ver descrição completa

Autor principal: FARIAS, Áurea Selma da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7196
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7196
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-71962024-09-13T03:02:36Z ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA FARIAS, Áurea Selma da Silva SOUZA, Maria Goreti Coêlho de http://lattes.cnpq.br/7435919468257943 Alfabetização cientifica Educação infantil Fenômenos da natureza Scientific literacy Child education Nature phenomena CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO In daily life, from an early age, children present many questions and questions that need to be clarified. And it is in the coexistence of school that some issues come to be understood. And scientific literacy tends to contribute to the learning of children. The aim of this research was to understand the contribution of scientific literacy in early childhood education to the promotion of learning about the phenomena of nature in a kindergarten school in the county of Bagre in the Marajó, for the contents of science related to the phenomena of nature, such as wind and rain. Initially, a Free and Informed Consent Form was presented to the responsible for children and the authorization for the school. Subsequently, the research was developed, using a qualitative approach, being used as a data collection instrument, a semi-structured script with two questions: Where does the rain come from? and Where does the wind come from? The recording technique was the voice recording made with the mobile application. The target audience were five year olds. The data were obtained through experiments and videos, obtained through Internet sites, In addition, we used features such as music, mockup and drawings in the approach to content. The results showed that 47.6% of the children were able to understand the origin of the wind and its distribution in the physical spaces and 100% could understand the origin of the rain. These results show that scientific literacy can still be inserted in early childhood education. Key words: Scientific literacy. Early childhood education. Fenômenos da natureza. No cotidiano, desde cedo as crianças apresentam muitos questionamentos e indagações que precisam ser esclarecidas. E é na convivência escolar que algumas questões passam a ser entendidas. E a alfabetização cientifica tende a contribuir no aprendizado das crianças. Sendo assim, esta pesquisa teve por objetivo compreender a contribuição da alfabetização científica na educação infantil para a promoção da aprendizagem dos fenômenos da natureza em uma escola de educação infantil do município de Bagre no Marajó, para os conteúdos de ciências relativos aos assuntos sobre os fenômenos da natureza, tais como o vento e a chuva. Inicialmente, foi apresentado um Termo de Consentimento livre e Esclarecido para os responsáveis das crianças e a autorização para a escola. Posteriormente, a pesquisa foi desenvolvida, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo utilizado como instrumento de coleta de dados, um roteiro semiestruturado com duas perguntas: De onde vem a chuva? e De onde vem o vento? A técnica de registros foi a gravação de voz feita com aplicativo de celular. O público alvo foram crianças de cinco anos. Os dados foram obtidos através de experimentos e de vídeos, obtidos por meio de sites na internet, além disso, usaram-se recursos como músicas, desenhos maquete na abordagem dos conteúdos. Os resultados mostraram que 47,6% das crianças conseguiram entender a origem do vento e sua distribuição nos espaços físicos e 100% conseguiram entender a origem da chuva. Esses resultados mostram que a alfabetização cientifica pode ser inserida ainda na educação infantil. 2024-09-12T19:42:59Z 2024-09-12T19:42:59Z 2018-12-12 Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização FARIAS, Áurea Selma da Silva. Alfabetização científica na educação infantil para aprendizagem dos fenômenos da natureza. Orientadora: Maria Goreti Coêlho de Souza. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências na Contemporaneidade) – Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7196 . Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7196 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização cientifica
Educação infantil
Fenômenos da natureza
Scientific literacy
Child education
Nature phenomena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Alfabetização cientifica
Educação infantil
Fenômenos da natureza
Scientific literacy
Child education
Nature phenomena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
FARIAS, Áurea Selma da Silva
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
topic_facet Alfabetização cientifica
Educação infantil
Fenômenos da natureza
Scientific literacy
Child education
Nature phenomena
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
description In daily life, from an early age, children present many questions and questions that need to be clarified. And it is in the coexistence of school that some issues come to be understood. And scientific literacy tends to contribute to the learning of children. The aim of this research was to understand the contribution of scientific literacy in early childhood education to the promotion of learning about the phenomena of nature in a kindergarten school in the county of Bagre in the Marajó, for the contents of science related to the phenomena of nature, such as wind and rain. Initially, a Free and Informed Consent Form was presented to the responsible for children and the authorization for the school. Subsequently, the research was developed, using a qualitative approach, being used as a data collection instrument, a semi-structured script with two questions: Where does the rain come from? and Where does the wind come from? The recording technique was the voice recording made with the mobile application. The target audience were five year olds. The data were obtained through experiments and videos, obtained through Internet sites, In addition, we used features such as music, mockup and drawings in the approach to content. The results showed that 47.6% of the children were able to understand the origin of the wind and its distribution in the physical spaces and 100% could understand the origin of the rain. These results show that scientific literacy can still be inserted in early childhood education. Key words: Scientific literacy. Early childhood education. Fenômenos da natureza.
author_additional SOUZA, Maria Goreti Coêlho de
author_additionalStr SOUZA, Maria Goreti Coêlho de
format Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
author FARIAS, Áurea Selma da Silva
title ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
title_short ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
title_full ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
title_fullStr ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
title_full_unstemmed ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA APRENDIZAGEM DOS FENÔMENOS DA NATUREZA
title_sort alfabetizaÇÃo cientÍfica na educaÇÃo infantil para aprendizagem dos fenÔmenos da natureza
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7196
_version_ 1829093079860117504
score 11.753896