Artigo

“A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental

This paper reports on the experiences of Supervised Internship II: Portuguese Language and its Literatures in Elementary School (6th to 9th grade). Following this, it aims to observe and reflect on issues related to reading and writing of elementary school students, based on the experiences obtained...

ver descrição completa

Autor principal: CORREA, Ana Carolina Pinheiro
Grau: Artigo
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7208
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7208
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-72082024-09-18T03:03:11Z “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental CORREA, Ana Carolina Pinheiro PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa http://lattes.cnpq.br/4768700645243361 Aprendizagem Leitura Escrita Learning Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This paper reports on the experiences of Supervised Internship II: Portuguese Language and its Literatures in Elementary School (6th to 9th grade). Following this, it aims to observe and reflect on issues related to reading and writing of elementary school students, based on the experiences obtained during the internship. The methodology was developed from investigative research in the school context, therefore, the research field was a public school in the city of Bragança-PA, in a 9th grade E.F. class. For this, a lesson plan was developed to be implemented, based on studies and theoretical references by authors such as: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), among others who discuss the theme. With this, it is expected that the perspective addressed by this study will contribute to a better understanding of issues related to the educational space in the context of working with literature. Este trabalho relata as experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado II: Língua Portuguesa e suas Literaturas no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Seguindo isto, tem como objetivo observar e refletir a respeito de questões referentes à leitura e escrita de alunos do ensino fundamental, tendo como base as experiências obtidas durante a realização do Estágio. A metodologia se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica e investigativa do contexto escolar, logo, o campo de pesquisa foi uma escola pública do município de Bragança-PA, em uma turma do 9º E.F. Para isso, ocorreu a elaboração de um plano de aula a ser implementado, sendo embasado em estudos e referências teóricas de autores como: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), entre outros que discutem a temática. Com isso, espera-se que a perspectiva abordada pelo presente estudo, contribua para uma melhor compreensão sobre questões relacionadas ao espaço educacional no contexto do trabalho com literatura. 2024-09-17T17:27:41Z 2024-09-17T17:27:41Z 2024-07-15 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CORREA, Ana Carolina Pinheiro. “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental. Orientador: Benedito Ubiratan de Sousa Pinheiro Júnior. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Graduação em Letras Língua Portuguesa) – Faculdade de Letras. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7208. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7208 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Aprendizagem
Leitura
Escrita
Learning
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Aprendizagem
Leitura
Escrita
Learning
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
CORREA, Ana Carolina Pinheiro
“A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
topic_facet Aprendizagem
Leitura
Escrita
Learning
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This paper reports on the experiences of Supervised Internship II: Portuguese Language and its Literatures in Elementary School (6th to 9th grade). Following this, it aims to observe and reflect on issues related to reading and writing of elementary school students, based on the experiences obtained during the internship. The methodology was developed from investigative research in the school context, therefore, the research field was a public school in the city of Bragança-PA, in a 9th grade E.F. class. For this, a lesson plan was developed to be implemented, based on studies and theoretical references by authors such as: Pimenta (2004, p.99), Normanda Bezerra (2004), Beth Marcuschi (2000), among others who discuss the theme. With this, it is expected that the perspective addressed by this study will contribute to a better understanding of issues related to the educational space in the context of working with literature.
author_additional PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
author_additionalStr PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa
format Artigo
author CORREA, Ana Carolina Pinheiro
title “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
title_short “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
title_full “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
title_fullStr “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed “A Cartomante”, um conto de Machado de Assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
title_sort “a cartomante”, um conto de machado de assis para incentivar a competência leitora e a escrita de alunos do ensino fundamental
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7208
_version_ 1829093081600753664
score 11.753896