Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula

Este estudo vem ressaltar o seguinte tema: equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental: o valor da incógnita em contexto de sala de aula. Teve como objetivo analisar o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifesta sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau em aula de Matemá...

ver descrição completa

Autor principal: RAMOS, Mayara da Costa
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/733
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-733
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7332020-05-12T19:30:25Z Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula RAMOS, Mayara da Costa GONÇALVES, Kátia Liége Nunes http://lattes.cnpq.br/5132791406240062 Matemática - Estudo e ensino Aprendizagem Equações Ensino fundamental CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Este estudo vem ressaltar o seguinte tema: equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental: o valor da incógnita em contexto de sala de aula. Teve como objetivo analisar o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifesta sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau em aula de Matemática. Esta temática surgiu através das minhas inquietações para analisarmos os aspectos que se configuram as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau no 7º ano, em saber o valor da incógnita e da álgebra. O problema investigativo que me ajudou a trilhar a pesquisa: o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifestam sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau? Para à construção do texto aqui posto, tracei da seguinte maneira: a primeira seção metodologia. A segunda seção que delimita e expressa à temática em questão, a Equação do 1º grau: quais aprendizagens em aula de matemática, destaco assim, os conceitos mais relevantes que configuram a equação do 1º grau. Na terceira seção, indagamos sobre os livros didáticos de Matemática e como aparece a equação do 1º grau para o 7º ano do Ensino Fundamental. Também ressaltaremos quais abordagens são explicitas na hora de sua resolução. Qual o valor da incógnita e da álgebra para ensinar equação do 1º grau? Faço esse questionamento na quarta seção para discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem da equação do 1º grau em aula de Matemática, através das dimensões do fazer e resolver problemas envolvendo tal assunto de forma prática e dinâmica através de jogos matemáticos como fatores importantes na resolução dos mesmos com seu contexto matemático nas salas de aula através das abordagens diferenciadas. Pois, ensinar Matemática é apresentar características de resolução para os problemas existentes e isso é caracterizado através de associações do nosso cotidiano, ou seja, esta correlação estabelece dimensões próprias do fazer acontecer no mundo da Matemática. 2018-09-25T20:01:18Z 2018-09-25T20:01:18Z 2017-05-11 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação RAMOS, Mayara da Costa. Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/733. Acesso em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/733 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
RAMOS, Mayara da Costa
Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Equações
Ensino fundamental
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Este estudo vem ressaltar o seguinte tema: equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental: o valor da incógnita em contexto de sala de aula. Teve como objetivo analisar o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifesta sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau em aula de Matemática. Esta temática surgiu através das minhas inquietações para analisarmos os aspectos que se configuram as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau no 7º ano, em saber o valor da incógnita e da álgebra. O problema investigativo que me ajudou a trilhar a pesquisa: o que os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental manifestam sobre a incógnita ao aprenderem Equação do 1º grau? Para à construção do texto aqui posto, tracei da seguinte maneira: a primeira seção metodologia. A segunda seção que delimita e expressa à temática em questão, a Equação do 1º grau: quais aprendizagens em aula de matemática, destaco assim, os conceitos mais relevantes que configuram a equação do 1º grau. Na terceira seção, indagamos sobre os livros didáticos de Matemática e como aparece a equação do 1º grau para o 7º ano do Ensino Fundamental. Também ressaltaremos quais abordagens são explicitas na hora de sua resolução. Qual o valor da incógnita e da álgebra para ensinar equação do 1º grau? Faço esse questionamento na quarta seção para discutir como acontece o processo de ensino e aprendizagem da equação do 1º grau em aula de Matemática, através das dimensões do fazer e resolver problemas envolvendo tal assunto de forma prática e dinâmica através de jogos matemáticos como fatores importantes na resolução dos mesmos com seu contexto matemático nas salas de aula através das abordagens diferenciadas. Pois, ensinar Matemática é apresentar características de resolução para os problemas existentes e isso é caracterizado através de associações do nosso cotidiano, ou seja, esta correlação estabelece dimensões próprias do fazer acontecer no mundo da Matemática.
author_additional GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
author_additionalStr GONÇALVES, Kátia Liége Nunes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author RAMOS, Mayara da Costa
title Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
title_short Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
title_full Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
title_fullStr Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
title_sort equações do 1º grau no 7º ano do ensino fundamental : o valor da incógnita em contexto de sala de aula
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/733
_version_ 1787154573872332800
score 11.755432