/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A história da Matemática e os exercícios problemas como ferramenta para o ensino das equações algébricas do 1º ao 4º graus
Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto ciclos, respectivament...
Autor principal: | Teixeira, André Lopes |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1077043542880111 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2018
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6577 |
Resumo: |
---|
Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos
exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como
ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto
ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos,
sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do
ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o
até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como
fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e
também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso,
a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática
e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os
referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho. |