/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta...
Autor principal: | CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7388 |
Resumo: |
---|
Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica. |