Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu

Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7388
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7388
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-73882024-10-31T03:02:36Z Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da MEHLIG, Ulf http://lattes.cnpq.br/5899434743926944 https://orcid.org/0000-0002-0142-4505 Botânica aulas práticas ensino fundamental comunidade do Japim-Viseu-PA CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica. 2024-10-30T22:03:43Z 2024-10-30T22:03:43Z 2024-06-02 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da. Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu. Orientador: Ulf Mehlig. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Polo Santa Luzia do Pará. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7388. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7388 Acesso Aberto
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Botânica
aulas práticas
ensino fundamental
comunidade do Japim-Viseu-PA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL
spellingShingle Botânica
aulas práticas
ensino fundamental
comunidade do Japim-Viseu-PA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL
CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da
Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
topic_facet Botânica
aulas práticas
ensino fundamental
comunidade do Japim-Viseu-PA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL
description Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.
author_additional MEHLIG, Ulf
author_additionalStr MEHLIG, Ulf
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da
title Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
title_short Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
title_full Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
title_fullStr Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
title_full_unstemmed Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
title_sort aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do japim-viseu
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7388
_version_ 1829093103231827968
score 11.753735