Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil

The aim of this study is to identify the importance and contribution of dance to the development of children, seeking to recognize the socioeconomic profile of children benefited by dance education, examining how dance takes place in practice and discuss the contributions of dance to the development...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/739
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-739
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7392019-11-13T15:00:57Z A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes http://lattes.cnpq.br/7179445260003275 Dança na educação Dança - Estudo e ensino Dança (Ensino fundamental) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA The aim of this study is to identify the importance and contribution of dance to the development of children, seeking to recognize the socioeconomic profile of children benefited by dance education, examining how dance takes place in practice and discuss the contributions of dance to the development of child learning. In order to analyze the present research object, a qualitative methodology was adopted, which enabled the analysis of the object from the perspective of the subjects of the dance. The present study was developed in the city of Belém, using three subjects accessed through interviews that narrate the practical experience of this artistic expression in Dance Centers and Social Projects. The results indicated that the teaching of dance that occurs in the places researched, once the dance still walks towards the affirmation of its place in the school environment, there is still much to build on what is the methodology of teaching dance and conquest through space the education. Este trabalho tem por objetivo identificar a importância e a contribuição da dança para o desenvolvimento da criança, buscando reconhecer o perfil socioeconômico das crianças beneficiadas pelo ensino da dança, examinando o como a dança acontece na pratica e discutir as contribuições da dança para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para analisar o presente objeto de pesquisa, adotou-se uma metodologia qualitativa, qual possibilitou a análise do objeto a partir da perspectiva dos sujeitos da dança. O presente estudo foi desenvolvido no município de Belém, utilizando três sujeitos acessados por meio de entrevistas que narram a vivência prática dessa expressão artística em Centros de Dança e Projetos sociais. Os resultados indicaram que o ensino da dança que ocorre nos lugares pesquisados, uma vez que a dança ainda caminha para a afirmação do seu lugar no âmbito escolar, ainda há muito que construir no que cabe à metodologia do ensino de dança e da conquista pelo espaço o ensino. 2018-09-28T13:12:37Z 2018-09-28T13:12:37Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira. A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil. Orientador: Ricardo Augusto Gomes Pereira. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/739. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/739 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança (Ensino fundamental)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
spellingShingle Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança (Ensino fundamental)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira
A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
topic_facet Dança na educação
Dança - Estudo e ensino
Dança (Ensino fundamental)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
description The aim of this study is to identify the importance and contribution of dance to the development of children, seeking to recognize the socioeconomic profile of children benefited by dance education, examining how dance takes place in practice and discuss the contributions of dance to the development of child learning. In order to analyze the present research object, a qualitative methodology was adopted, which enabled the analysis of the object from the perspective of the subjects of the dance. The present study was developed in the city of Belém, using three subjects accessed through interviews that narrate the practical experience of this artistic expression in Dance Centers and Social Projects. The results indicated that the teaching of dance that occurs in the places researched, once the dance still walks towards the affirmation of its place in the school environment, there is still much to build on what is the methodology of teaching dance and conquest through space the education.
author_additional PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
author_additionalStr PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author SILVA, Jéssica Tatiane Oliveira
title A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
title_short A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
title_full A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
title_fullStr A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
title_full_unstemmed A dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
title_sort dança nos espaços informais: uma possibilidade para a educação infantil
publishDate 2018
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/739
_version_ 1787154574785642496
score 11.755432