/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)
The difficulties faced by teachers in teaching Chemistry result in a lack of familiarity among students with this content, which compromises their learning. To revitalize classroom dynamics and spark students' interest, it is essential for educators to adopt pedagogical approaches distinct from trad...
Autor principal: | ROZARIO, Ester Silva do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7426 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7426 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-74262024-11-14T03:02:41Z Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) ROZARIO, Ester Silva do CORDEIRO, Carlos Alberto Martins http://lattes.cnpq.br/5010139685215361 ROSARIO, Samuel Antônio Silva do http://lattes.cnpq.br/7909649057832090 Educação Aprendizagem por associação Competitividade Química Jogo didático Education Learning by association Competitiveness Chemistry Didactic game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The difficulties faced by teachers in teaching Chemistry result in a lack of familiarity among students with this content, which compromises their learning. To revitalize classroom dynamics and spark students' interest, it is essential for educators to adopt pedagogical approaches distinct from traditional methods. This work presents an analysis of the implementation of the didactic game "What Element Am I?" in a 9th-grade classroom, aiming to evaluate the impact of this strategy on learning Chemistry. Data were collected through questionnaires, observations, and inquiries, and analyzed qualitatively, revealing that the game stimulated active engagement with prior knowledge. At the end of the activity, 65% of the students expressed interest in the subject, suggesting a positive connection between the playful approach and learning. These results indicate that the adoption of active methodologies can be effective in promoting interest and understanding of chemical concepts, contributing to the development of more engaged students. As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados. 2024-11-13T20:16:15Z 2024-11-13T20:16:15Z 2024-10-03 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROZARIO, Ester Silva do. Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais). Orientador: Carlos Alberto Martins Cordeiro, Coorientador: Samuel Antônio Silva do Rosario. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade de Ciências Naturais. Instituto de Estudos Costeiros, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7426. Acesso em: . https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7426 Acesso Aberto |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Educação Aprendizagem por associação Competitividade Química Jogo didático Education Learning by association Competitiveness Chemistry Didactic game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação Aprendizagem por associação Competitividade Química Jogo didático Education Learning by association Competitiveness Chemistry Didactic game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO ROZARIO, Ester Silva do Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
topic_facet |
Educação Aprendizagem por associação Competitividade Química Jogo didático Education Learning by association Competitiveness Chemistry Didactic game CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The difficulties faced by teachers in teaching Chemistry result in a lack of familiarity among students with this content, which compromises their learning. To revitalize classroom dynamics and spark students' interest, it is essential for educators to adopt pedagogical approaches distinct from traditional methods. This work presents an analysis of the implementation of the didactic game "What Element Am I?" in a 9th-grade classroom, aiming to evaluate the impact of this strategy on learning Chemistry. Data were collected through questionnaires, observations, and inquiries, and analyzed qualitatively, revealing that the game stimulated active engagement with prior knowledge. At the end of the activity, 65% of the students expressed interest in the subject, suggesting a positive connection between the playful approach and learning. These results indicate that the adoption of active methodologies can be effective in promoting interest and understanding of chemical concepts, contributing to the development of more engaged students. |
author_additional |
CORDEIRO, Carlos Alberto Martins |
author_additionalStr |
CORDEIRO, Carlos Alberto Martins |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ROZARIO, Ester Silva do |
title |
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
title_short |
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
title_full |
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
title_fullStr |
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
title_sort |
desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais) |
publishDate |
2024 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7426 |
_version_ |
1829093107792084992 |
score |
11.755432 |