Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA

This course conclusion work aims to analyze or teach how to distort age / grade, as well as its historical process and its implications in the teaching and learning process. The study was carried out based on a documentary and bibliographic research that will be presented in the theoretical basis. I...

ver descrição completa

Autor principal: NOGUEIRA, Lindalva dos Santos
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7505
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7505
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75052024-12-05T03:02:28Z DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA NOGUEIRA, Lindalva dos Santos REIS, Manuelle Espíndola dos http://lattes.cnpq.br/1753345784639940 Fracasso escolar Ensino-aprendizagem Ensino fundamental School failure Teaching-learning Elementary school CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM This course conclusion work aims to analyze or teach how to distort age / grade, as well as its historical process and its implications in the teaching and learning process. The study was carried out based on a documentary and bibliographic research that will be presented in the theoretical basis. It addresses important aspects such as history of school education, such as theories of learning by Piaget, Vigotsky and Wallon, Relating these theories to school pedagogical practices through documentary and bibliographic research of studies on subject studies. The results corroborate with the literature, which is a problem of great complexity, which starts from a biopsychosocial issue that enters the government, such as laws, policies, educational institution, pedagogical practices, family and also the student. Education is the responsibility of everyone involved. In this way, the student will have the possibility to succeed in his learning process and consequently the progressive advance in his schooling. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo, analisar o fracasso escolar entendido como distorção idade /série, bem como seu processo histórico e suas implicações no processo ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa documental e bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica. Aborda aspectos importantes como o histórico do fracasso escolar, as teorias da aprendizagem de Piaget, Vigotsky e Wallon, Relacionando essas teorias com práticas pedagógicas escolares por meio da pesquisa documental e bibliográfica de trabalhos desenvolvidos sobre o assunto. Os resultados corroboram com a literatura que esse problema é de grande complexidade, que parte de uma questão biopsicossocial em que entra o governo, as leis, políticas, a instituição escolar, as práticas pedagógicas, a família e também o aluno. A educação é responsabilidade de todos os envolvidos. Dessa forma o aluno terá a possibilidade de obter o sucesso em seu processo de aprendizagem e consequentemente o avanço progressivo em sua escolaridade. 2024-12-04T18:19:09Z 2024-12-04T18:19:09Z 2020-12-01 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia NOGUEIRA, Lindalva dos Santos. Distorção Idade/Série e suas implicações no ensino e aprendizagem: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho, Curralinho-PA. Orientadora: Manuelle Espíndola dos Reis. 2019. 48 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Humanas, Campus Universitário de Breves, Universidade Federal do Pará, Breves, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7505 . Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7505 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Fracasso escolar
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
School failure
Teaching-learning
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Fracasso escolar
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
School failure
Teaching-learning
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
NOGUEIRA, Lindalva dos Santos
DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
topic_facet Fracasso escolar
Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
School failure
Teaching-learning
Elementary school
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
description This course conclusion work aims to analyze or teach how to distort age / grade, as well as its historical process and its implications in the teaching and learning process. The study was carried out based on a documentary and bibliographic research that will be presented in the theoretical basis. It addresses important aspects such as history of school education, such as theories of learning by Piaget, Vigotsky and Wallon, Relating these theories to school pedagogical practices through documentary and bibliographic research of studies on subject studies. The results corroborate with the literature, which is a problem of great complexity, which starts from a biopsychosocial issue that enters the government, such as laws, policies, educational institution, pedagogical practices, family and also the student. Education is the responsibility of everyone involved. In this way, the student will have the possibility to succeed in his learning process and consequently the progressive advance in his schooling.
author_additional REIS, Manuelle Espíndola dos
author_additionalStr REIS, Manuelle Espíndola dos
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author NOGUEIRA, Lindalva dos Santos
title DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
title_short DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
title_full DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
title_fullStr DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
title_full_unstemmed DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZAGEM: um estudo na turma do 5º ano tarde da Escola Lindalva Pinho Curralinho-PA
title_sort distorÇÃo idade/sÉrie e suas implicaÇÕes no ensino e aprendizagem: um estudo na turma do 5º ano tarde da escola lindalva pinho curralinho-pa
publishDate 2024
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7505
_version_ 1829093124012507136
score 11.753896